logo paraiba total
logo paraiba total

Proteste explica como escolher a geladeira ideal

6 de julho de 2017

As geladeiras estão cada vez mais fáceis de usar, mas com tantos recursos os consumidores podem ficar em dúvida na hora de comprar um refrigerador. A fim de solucionar esse problema, a Proteste, Associação de Consumidores, avaliou as novas tecnologias encontradas nas geladeiras atuais.

Uma dúvida comum na hora da compra é em relação as funções extras: “Será que ajudam mesmo ou só tiram espaço interno?”. João Paulo Guimarães, pesquisador da Proteste, afirma que os recursos facilitam o uso do produto. “Eles costumam mudar de nome, de acordo com o modelo, mas o consumidor deve ficar atento às funções. Por exemplo, com o dispenser de gelo no freezer, basta girar um botão para que as pedrinhas caiam em uma bandeja”. Outra solução, em aparelhos mais caros, é a do dispenser localizado na porta, que é bem prática, e dispensa a abertura frequente do aparelho.

Na hora da compra, uma característica que se destaca é a tecnologia frost free.  “Em função do descongelamento automático, esses modelos não formam gelo no freezer e são mais fáceis de limpar, trazendo muita praticidade. Assim, você também consegue armazenar mais alimentos no congelador”, destaca Guimarães. Essa funcionalidade já deixou de ser um diferencial para ser quase obrigatória nos dias de hoje.O especialista explica também que o processo frost free transforma a água em vapor. Dessa forma, ele circula por todos os compartimentos, ajudando no controle de odores e em um resfriamento mais rápido e uniforme dos alimentos. Outro ponto importante é o nicho de resfriamento rápido, que fica dentro ou próximo do congelador: “Ele tem um sistema de circulação de ar frio para gelar latas e garrafas rapidamente”, comenta.

Apesar da variedade, o especialista alerta que é preciso avaliar bem as suas reais necessidades antes da compra. “Não compensa ter um modelo enorme, com muitos recursos, mas que você vai usar pouco e ainda aumentar a sua conta de luz no fim do mês”, finaliza.

DICAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

1 – Na hora de comprar um novo refrigerador, o consumidor deve ficar atento ao selo de economia de energia do Programa Procel.

2 – Os aparelhos com este selo são os mais econômicos dentre aqueles classificados como  “A” nas Etiquetas de Conservação de Energia, mas deve-se reparar também no valor base de consumo por mês, que pode variar. E, embora mais práticas, as geladeiras frost free tendem a consumir mais energia do que os demais modelos.

3 – A tecnologia inverter, encontrada nas novas geladeiras, controla o funcionamento do compressor de acordo com a quantidade de alimentos armazenados e também conforme o abre-e-fecha da porta. É uma facilidade, caso o consumidor possa pagar um valor a mais no refrigerador.

4 – Para melhor organização, alguns modelos possuem prateleiras reguláveis e dobráveis. Com elas, você pode ajustar as prateleiras em níveis de altura para organizar potes, jarras e alimentos de diversos tamanhos. As dobráveis têm a facilidade de ser rebatidas para acomodar itens maiores, útil para quem faz festas em casa ou tem uma família grande e precisa acomodar recipientes igualmente generosos. Também é possível encontrar porta-latas interno ou externo, que auxiliam na hora de guardar as bebidas. —