logo paraiba total
logo paraiba total

Conheça alguns cursos online gratuitos para fazer durante as férias

13 de julho de 2017

O período de férias letivas se aproxima e essa pode ser uma boa oportunidade para fazer cursos extras. No hemisfério norte, em universidades dos Estados Unidos e da Europa, essa época é marcada pelos cursos de verão, que podem se estender de junho a agosto. Para quem não se programou para fazer os módulos presenciais, essa é a chance de fazer cursos online nas férias.

Vale lembrar que, de acordo com a plataforma em que a formação ocorre, os cursos podem ser pagos ou não. Há também aqueles que oferecem certificados aos participantes, e que podem ser listados em sites como o LinkedIn. Para filtrar os mais interessantes, vale recorrer à lista completa de cursos em sites como o Coursera, ou pelo endereço de instituições específicas, como o MIT (Massachussetts Institute of Technology).

Se você quer fazer cursos online nas férias, conheça algumas das opções disponíveis, tanto com valores mais baixos quanto em versões gratuitas.

Se você quer… Fazer um dos cursos mais procurados em Harvard

O curso batizado de “Justice” já é tradição na instituição americana. Idealizado pelo professor Michael Sandel, traz provocações e debates sobre questões ligadas às leis, à filosofia política e, claro, à noção de justiça. Há, durante as aulas, diversos exemplos de discussões recentes e casos controversos.

Quanto: Gratuito

Quando: Começou em 15 de junho

Se você quer… Trabalhar menos e realizar mais

A equação parece suspeita, mas é real. Essa é a proposta do curso “Mais eficiência e menos trabalho: gestão do tempo e melhora da produtividade pessoal e profissional”, oferecido pela Universidade da Califórnia. Para quem vive com a sensação de que sempre falta tempo para fazer tudo o que gostaria, o curso é uma boa opção. São ensinadas ferramentas, métodos e técnicas para definir objetivos com mais clareza e saber priorizá-los.

Quanto: Gratuito, mas há versões pagas para obter certificado

Quando: Em qualquer momento

Se você quer… Investir em um artigo acadêmico

Escrever um artigo acadêmico não é uma tarefa exatamente fácil. Pelo contrário, é necessário ter técnica e saber como elaborar um bom artigo, para garantir que seja, por exemplo, publicado em uma revista científica. O curso “How to Write and Publish a Scientific Paper” (ou, em português, “Como escrever e publicar um artigo científico) é ministrado pelo físico Mathis Plapp, da École Polytechnique, e centrado em projetos. Em outras palavras, o objetivo é fazer com que o aluno saiba definir um tema, elaborar o texto e ainda fazer uma checklist para checar se o artigo está pronto para ser submetido à avaliação.

Quanto: Gratuito, mas com versão paga para obtenção de certificado.

Quando: A partir de 19 de junho

Se você quer… Adquirir habilidades de liderança

Essa é a promessa do curso “Leadership Through Design Innovation”, ministrado por professores da Northwestern University na plataforma Coursera. Por meio de aulas e atividades, os alunos aprendem a engajar pessoas, identificar soluções e elaborar protótipos. O curso faz parte de uma especialização chamada “Organizational Leadership” oferecida na mesma plataforma, para estudantes que desejam se aprofundar nos conhecimentos sobre liderança.

Quanto: Gratuito, mas com versão paga para obtenção de certificado.

Quando: A partir de 3 de julho

Se você quer… Obter conhecimentos básicos em uma área

Talvez você seja professor de Português e tenha interesse em Microbiologia. Talvez precise de conhecimentos introdutórios em computação no trabalho. Um dos caminhos disponíveis é recorrer ao eduX, da Universidade Harvard, ou a cursos disponíveis no Youtube. É o caso, por exemplo, do “Introduction to Computer Science”, que ajuda os alunos a dar os primeiros passos para entender ciência da computação.

Quanto: Gratuito

Quando: Em qualquer momento