logo paraiba total
logo paraiba total

Anatel adia bloqueio de celulares piratas para de 28 de novembro

17 de julho de 2017

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que vai bloquear celulares piratas a partir do dia 28 de novembro de 2017, estendendo o prazo que havia dado anteriormente às operadoras e às fabricantes em 75 dias.

Segundo nota da agência, os usuários que possuem esse tipo de aparelhos começarão a receber mensagens avisando sobre o bloqueio em 15 de setembro – as mensagens serão enviadas até 28 de novembro, quando os aparelhos começarão a ser desconectados.

“O número de celulares que poderiam ser bloqueados ainda não é conhecido”, diz a Anatel, que fixou o prazo das mensagens para não prejudicar os “usuários que, de boa fé, adquiriram tais aparelhos.

“O bloqueio a celulares piratas é uma iniciativa antiga da Anatel: desde 2014, a agência tenta seguir em frente com um programa apoiado pelas fabricantes de celulares. Segundo dados da OCDE, um em cada cinco celulares em uso no mundo hoje são “piratas”.

As operadoras, no entanto, resistiram às pressões, uma vez que com o bloqueio podem perder usuários – estimativas do setor dizem que 1 milhão de aparelhos “piratas” são incluídos nas redes todos os meses.

O que fazer? Caso você esteja em dúvida se o seu celular é pirata ou não, é possível fazer um teste para descobrir. Para começar, digite o código *06#, como se fosse fazer uma ligação.

A partir disso, você receberá um número – trata-se do IMEI, espécie de RG que cada celular possui.

Agora, compare o número que está na tela com o que apareceu na caixa do seu equipamento, ou na nota fiscal de compra.

Se os números forem diferentes, é possível que seu aparelho seja irregular.