logo paraiba total
logo paraiba total

Veja como economizar nas férias com 7 dicas simples e eficientes

18 de julho de 2017

Para a maioria das famílias, planejar as férias vai muito além de escolher o destino e poupar dinheiro para o objetivo. Isso porque, durante a viagem de férias, também é importante manter o controle sobre os gastos para evitar “tentações” capazes de estourar o orçamento.

Isso, porém, nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que o próprio conceito de férias pressupõe uma liberdade maior para gastos. Então, como proceder para manter a diversão sem comprometer o capital disponível para o passeio? A seguir mostramos algumas ideias que podem ajudar a responder essa pergunta.

Ao contrário do que muita gente diz, deixar para reservar as passagens na última hora pode não ser um mau negócio. Isso porque, quem não tem uma data específica para a viagem pode conseguir aproveitar descontos e promoções de última hora que muitos sites oferecem pela internet, especialmente nos finais de semana.

1. Limitar o orçamento

Planejar os gastos com antecedência ajuda a evitar surpresas durante a viagem. Diante disso, é importante fazer um cronograma de gastos diários com base no período previsto para as férias.

2. Instalar aplicativos para poupar nas férias

Usar a tecnologia em favor da economia também é outra ideia muito válida. Hoje em dia existem muitos aplicativos que ajudam nesse sentido. A lista inclui ferramentas como Skyscanner, Hipmunk e Hopper, só para citar alguns.

3. Destinos alternativos

A lei da oferta e procura, na maioria das vezes influencia na definição do preço das viagens. Isso porque a tendência é que quanto mais gente procurando por um determinado destino, mais caro ele se torne. Diante desse cenário, o melhor talvez seja reconsiderar os destinos, optando por lugares menos badalados, mas igualmente interessantes, assim é possível encontrar destinos incríveis com preços baixos.

4. Hospedagem alternativa e comparação de preços

As hospedagens tradicionais muitas vezes são interessantes, mas as alternativas podem ser ainda melhores no que diz respeito ao custo/benefício. Em vez de procurar hospedagem em hotéis e pousadas comuns, portanto, que tal recorrer a sites de trocas ou aluguel de casas e cômodos? As opções vão desde Booking, até Airbnb e HomeAway, por exemplo.

5. Compartilhar gastos e poupar nas refeições

Compartilhar as férias com amigos é um passo importante para economizar, já que os gastos podem ser divididos. Além disso, fazer as refeições em casa em vez de na rua pode proporcionar maior economia.

6. Abrir mão de souvenirs

Os famosos brindes e lembrancinhas compradas no período de férias são mimos interessantes para amigos e familiares. Se o objetivo é poupar dinheiro, no entanto, é importante abrir mão desses itens. A opção seria trocá-los por fotos da viagem.

7. Conversar com os habitantes locais

Os lugares considerados destinos de férias normalmente têm um custo alto, especialmente nas regiões onde se concentram os principais pontos turísticos de cada região. Diante disso, a simples atitude de conversar com os habitantes locais pode proporcionar uma interessante economia. Durante o bate-papo a ideia é procurar se informar a respeito de lugares mais baratos para frequentar.