logo paraiba total
logo paraiba total

Saiba quanto gastar em um presente de casamento

21 de julho de 2017

Mesmo com crise e desemprego, dar o presente mais barato da lista de casamento ainda parece feio para muita gente. Se você está entre os padrinhos ou é da família, então, pior ainda. Afinal, há uma regra para escolher o valor de um presente para os noivos?

A norma segue o seu bolso e o afeto. Para Gloria Kalil, consultora referência em etiqueta no Brasil, o presente de casamento não é uma obrigação, mas uma lembrança carregada de afetividade. “Quanto ao dinheiro, é definitivamente deselegante confundir o ato de presentear com uma transação comercial”, escreveu em seu site, Chic.

Muitas vezes, os presentes mais baratos são os primeiros a esgotarem na lista de sugestões dos noivos. Nesse caso, o mais indicado é comprar uma lembrança de fora da lista, que combine com o casal, e mandar entregá-la antes ou depois do casamento. “Não é deselegante dar um presente de acordo com a sua renda”, diz a consultora de etiqueta Ana Flávia Furtado. Prestes a se casar ou recém-casado? Conheça 8 dicas para conciliar trabalho e família sem estresse, elencadas pela Mongeral Aegon Patrocinado 

Segundo o site Casar.com, que organiza listas de casamento, o valor médio de um presente é de R$ 270. “A maioria custa menos do que isso, mas familiares e padrinhos costumam gastar mais”, diz o CEO do grupo, Fabio de Camillo.

No site, as lembranças partem de 50 reais e chegam a 5 mil reais. “Não existe um valor ideal e não é feio dar o presente mais barato da lista. Existe uma pressão social, mas essa não tem que ser uma preocupação”, diz o CEO.

Ao montar a lista, cabe aos noivos diversificar as opções de valores, para que os convidados se sintam à vontade para dar o que têm condições de comprar. “É muito feio obrigar os convidados a gastarem um valor alto em presente. É preciso bom senso”, aconselha a cerimonialista Vanessa Aune.

Padrinhos e madrinhas

E se você é padrinho ou madrinha, tem obrigação de dar um presente caro? Não é uma obrigação, mas é natural que, com uma relação mais próxima com os noivos, você queira dar uma lembrança marcante. No entanto, não se endivide para isso.

“Como padrinho ou madrinha, você tem uma enorme quantidade de outros gastos, como eventos, roupa e salão de beleza. Dê um presente significativo, com valor emocional, que muitas vezes não é o mais caro”, sugere a coach financeira Vivian Sant’Anna, habilitada pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching).

Custo da festa

E aquela velha história de que o presente tem que estar de acordo com o valor gasto por convidado da festa? Também está fora de moda. “Não faz sentido fazer a festa com a esperança de receber um retorno do valor gasto com ela”, diz a coach.

Segundo o site Casei.com, os convidados gastam com o presente, em média, um quinto do que custaram para os organizadores da festa.

É de bom tom enviar uma lembrança aos noivos mesmo que você não vá ao evento. Vale tudo, até entrar na vaquinha com amigos ou dar um kit pós ressaca da festa, desde que seja com afeto.