logo paraiba total
logo paraiba total

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre

24 de julho de 2017

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da queda (0,6 p.p. frente ao resultado de maio), atingindo -6,3%. Já na análise mensal (junho de 2017 contra maio de 2017) houve queda de 2,8%, retirados os efeitos sazonais. 

Considerando os segmentos que compõem o indicador, na avaliação em 12 meses, observou-se nas instituições financeiras uma retração de 10,1%, enquanto para o segmento não-financeiro houve diminuição de 3,6%. 

Os resultados mostram um indicador ainda fragilizado, mas que gradualmente retorna a um território mais neutro. Com a retomada, ainda que tímida, da atividade econômica, a propensão ao consumo também inicia um movimento de recuperação, colaborando para um aumento da demanda por crédito por parte dos consumidores. Ademais, com as recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, espera-se para os próximos meses retomada mais consistente do indicador, que deverá atingir níveis positivos até o 1º trimestre de 2018. Abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.