logo paraiba total
logo paraiba total

Saiba como grandes executivos estavam em suas carreiras aos 25 anos

26 de julho de 2017

O caminho para o sucesso é diferente para cada pessoa. Para alguns, é linear, para outros a trajetória é cheia de reviravoltas. Warren Buffett, por exemplo, aos 25 anos trabalhava como vendedor para a Buffett-Falk & Co, empresa de investimentos de seu pai, em Omaha, Nebraska. Já Donald Trump, antes de se tornar um empresário bem-sucedido e presidente dos Estados Unidos, herdou o negócio de seu pai também aos 25.

Para mostrar como os caminhos do sucesso são imprevisíveis, o Business Insider selecionou 9 pessoas muito bem-sucedidas para mostrar como estavam em suas carreiras aos 25 anos. Confira:

1. Warren Buffett

O investidor multimilionário e fundador da Berkshire Hathaway aos 25 anos estava trabalhando como vendedor na empresa de seu pai em Omaha, Buffett-Falk & Co. Aos 26 ele conseguiu um emprego em Nova York como analista de valores mobiliários. Foi durante esse ano de mudança que ele criou a Buffett Partnership Ltd., uma empresa de investimentos própria em Omaha.

2. Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assumiu a empresa do ramo imobiliário de seu pai aos 25 anos, chamada de Elizabeth Trump & Son e mais tarde renomeada de Trump Organization.

3. Steve Jobs 

Aos 25 anos, Steve Jobs ficou muito rico. Isso porque, em dezembro de 1980 a Apple fez seu IPO (abertura de capital). E em seu primeiro dia de negociação, as ações da Apple dispararam 107% e a empresa alcançou um valor de mercado de US$ 1,2 bilhão, iniciando a fortuna de Jobs.

4. Kat Cole

Kat Cole é COO e presidente da Focus Brands e ex-presidente da Cinnabon. Ela iniciou sua carreira trabalhando no restaurante Hooters e ficou lá durante 15 anos, começando como garçonete aos 17 anos e sendo promovida para vice-presidente quando tinha apenas 25.

Embora ela nunca tenha obtido um diploma de bacharel, ela finalizou seu MBA em 2010 pela Universidade Estadual da Georgia, nos Estados Unidos. “Tive a sorte de que a Hooters era uma empresa fora dos holofotes do mundo corporativo, porque em outras circunstâncias uma pessoa da minha idade não teria tido as chances que tive. Não era como se os jovens que se formassem pensassem em ter um emprego corporativo na Hooters”, conta a executiva.

4. Mark Zuckerberg

Em 2009, aos 25 anos, Mark Zuckerberg já trabalhava no Facebook há cinco. Nesse mesmo ano a empresa voltou para o terreno positivo e atingiu 300 milhões de usuários. Os bons resultados não iludiram o jovem profissional, que afirmou que a boa fase era apenas o começo do objetivo final que era “conectar todos”. No ano seguinte, ele foi nomeado “Pessoa do Ano” pela revista Time.

5. Larry Ellison 

Em 1969, quando tinha 25 anos, o fundador da Oracle, Larry Ellison, se mudou de Chicago, em Illnois, para Berkeley, na Califórnia, pouco depois de largar a faculdade de programação. Durante esse ano de mudança, trabalhou em diferentes lugares como programador. Por oito anos não conseguiu ficar muito tempo em um único emprego.

Até que em 1977, com as habilidades e matemática e programação, conseguiu se estabilizar como programador da Ampex, fabricante de equipamentos eletrônicos. E em parceria com um supervisor da empresa construiu uma base de dados completa para a CIA, chamada de Oracle, que mais tarde virou a empresa de software de mesmo nome que o fez bilionário.

6. Mark Cuban

Aos 25 anos, Mark Cuban se formou na Universidade de Indiana e se mudou para Dallas. O investidor do “Shark Tank” começou sua carreira como barman e depois trabalhou como vendedor para uma varejista de software para computadores. Ele foi demitido porque insistiu em fechar um acordo que lhe foi negado na empresa. Apesar da experiência ruim, a situação o inspirou a abrir seu primeiro negócio, a MicroSolutions.

“Quando eu cheguei a Dallas, dormia no chão com mais seis pessoas em um apartamento de três quartos. Eu costumava dirigir, olhar para as casas grandes e imaginar o que seria viver lá e usei isso como motivação”, conta Cuban em seu livro “How to Win at the Sport of Business” (“Como ganhar no esporte dos negócios”, em tradução livre).

7. Richard Branson

Aos 20 anos, Richard Branson abriu sua primeira loja de discos, depois um estúdio, e lançou a gravadora Virgin Records aos 25. Aos 30 anos sua empresa era internacional e Branson um milionário.

Segundo o site, os primeiros anos foram difíceis. “Eu lembro deles vividamente. Foi muito mais difícil ser um empresário iniciando um negócio do que é para mim hoje com milhares de pessoas trabalhando para nós e 400 empresas. Construir um negócio a partir do zero consome 24 horas, 7 dias por semana. Dedicação total. É difícil manter sua vida familiar, mas valeu a pena”, afirma.

8. Jeff Bezos

Aos 25 anos, o futuro fundador e CEO da Amazon trabalhava no Bankers Trust desenvolvendo um software revolucionário para instituições bancárias na época. Com o resultado, dois anos depois, ele se tornou o vice-presidente mais jovem da empresa, quando começou a fazer sua fortuna. Mas o sucesso mesmo, veio mais tarde quando ele entrou para o ramo do varejo criando a Amazon e ficou bilionário.

9. Elon Musk

Prestes a completar 25 anos, Musk abandonou seu programa de doutorado em Stanford para lançar sua primeira empresa da internet, a Zip2, que forneceu diretórios e mapas empresariais para companhias. A Compaq comprou a empresa por US$ 307 milhões quatro anos depois, e Musk usou o dinheiro para lançar seu próximo empreendimento inicial, o PayPal.