logo paraiba total
logo paraiba total

Fuja de 7 hábitos que pessoas mal sucedidas têm antes de dormir

28 de julho de 2017

Em meio à correria do dia a dia, descansar e ter uma boa noite de sono é crucial para manter a produtividade. Por isso, ter alguns hábitos saudáveis na horas que antecedem o repouso pode promover uma noite de sono muito melhor.

O problema é que muitas pessoas estão sabotando o próximo dia de trabalho e consequentemente um bom desenvolvimento profissional mantendo atividades pouco recomendadas antes de se deitarem. O Business Insider selecionou alguns hábitos ruins que as pessoas mantém e que as afastam, inclusive, do sucesso profissional. Confira:

1. Esquecer de planejar as atividades do dia seguinte

Ao criar um plano de atividades para o dia seguinte, você está garantindo que terá uma manhã mais organizada e produtiva. As pessoas que não alcançaram o sucesso desperdiçaram muitas noites sem pensar no próximo dia. Se isso acontecer, as chances do dia seguinte ser desorganizado e mais estressante são altas. Se organizar sua tarefas antes de dormir virar rotina, será um grande passo para você tirar o máximo de proveito dos seus dias.

2. Ficar no celular ou outros aparelhos eletrônicos

Pessoas de sucesso não causam estragos em seus próprios ciclos de sono. Por isso, deixam seu celular de lado na hora de dormir. O momento que você está deitado logo antes de dormir deve ser seu para refletir e/ou adormecer de forma mais tranquila, sem a distração que a tecnologia causa.

As luzes dos smartphones dificultam que as pessoas adormeçam. Se quiser ler algo, por exemplo, use um livro ou apenas aproveite o silêncio para se desligar. Ficar com o celular ou tablet na mão antes de dormir só vai atrapalhar seu sono.

3. Não fazer a higiene completa antes de deitar

Esse item pode parecer óbvio, mas ter uma rotina de higiene antes de deitar pode ajudar em seu sono. Além de manter a saúde bucal em dia, escovando e passando fio dental nos dentes, tomar um banho antes de deitar pode ser muito bom. Além de relaxar o corpo, manter sua cama longe de bactérias é saudável. Você não está se preparando para o sucesso, se não estiver cuidando de si mesmo.

Quando o estresse aumenta e se torna cumulativo durante o dia, é muito mais difícil adormecer à noite porque é mais difícil diminuir a velocidade e acalmar o cérebros. Então ter um ritual que inclua o banho pode ajudar a abaixar o ritmo e proporcionar um sono melhor.

4. Tomar muito café depois das 14h

Cafeína atrapalha o sono, justamente porque não permite que seu corpo e mente relaxem. Arianna Hunffington escreveu o livro “The Sleep Revolution”, (A revolução do sono, em tradução livre) e durante a apuração conversou com especialistas que recomendam tomar café até 14h para ter um sono tranquilo e estável.

5. Tomar bebidas alcoólicas antes de dormir

Além do café, Huffington também procurou saber sobre as influências do álcool e de acordo com médicos e outros especialistas do sono, o ideal é evitar álcool perto da hora de deitar. Muitas pessoas pensam que uma taça de vinho ou um drink antes de dormir vai relaxar o corpo, mas isso funciona apenas no começo. Na verdade, o álcool atrapalha a qualidade do sono fazendo com que você não alcance os estágios mais profundos, que é quando seu corpo realmente descansa.

6. Comer muito tarde

Fazer um lanche ou mesmo uma refeição pesada dentro de três horas antes de dormir também pode atrapalhar seu sono, além de ajudar você a ganhar peso. Isso porque nosso sono não é tão restaurador, quando nosso sistema digestivo está ocupado digerindo, ao invés de ser capaz de diminuir a velocidade do metabolismo para o corpo descansar. Vale cita que ingerir açúcar é uma das piores opções de lanches noturnos.

7. Não manter horas de sono regulares

As pessoas de sucesso seguem horários regulados de sono. Ter horários muito variáveis atrapalha todo seu ritmo circadiano e pode realmente ter um impacto na sua vida profissional e pessoal – já que você não quer ser um funcionário que está sempre atrasado e cansado.

Um horário de sono irregular pode resultar na redistribuição dos estágios do sono, o que tende deixar as pessoas cansadas constantemente, de acordo com estudos da Universidade de Harvard.