logo paraiba total
logo paraiba total

Cresce no Brasil o número de usuários do novo aplicativo Sarahah

2 de agosto de 2017

Uma nova rede social está “bombando” no mundo virtual, principalmente, no mundo daqueles internautas que buscam se relacionar, mas que preferem manter o mistério do anonimato. Trata-se do Sarahah, um novo aplicativo gratuito para celulares com versões em Android e iOS, mas que também pode ser usada em computadores convencionais. 

O app, que está entre os mais baixados na Apple Store e na Google Play, nos últimos dias, no Brasil e no mundo, permite por meio de confissões anônimas, que usuários enviem dicas e feedbacks sobre comportamentos, trabalhos ou atitudes, mas sem identificação pessoal. Assim, é possível usar as críticas (positivas ou negativas) da ferramenta virtual como forma de melhorar a personalidade ou jeito de se relacionar com as pessoas.  

Para ingressar na rede, os usuários bastam fazer o download do app, criarem um perfil e em seguida, já poderão enviar mensagens para outras pessoas sobre qualquer assunto sem expor seus nomes . No entanto, as mensagens recebidas não poderão ser respondidas.

Origem do Sarahah

Criado pelo desenvolvedor Zain al-Abidin Tawfiq, da Arábia Saudita, o aplicativo foi feito com base na premissa de que as pessoas estão mais dispostas a serem honestas quando não precisam se identificar, de acordo com informações do Mashable.

Como Sarahah significa “franqueza” ou “honestidade”, a ideia do criador era usar a ferramenta para ajudar funcionários a darem e receberem comentários sinceros sobre o trabalho e suas relações. Contudo, o site ganhou proporção e usuários começaram a usar também para comentarem sobre amigos e pessoas que não conheciam. 

E com o sucesso que Sarahah teve no mundo árabe, principalmente quando chegou ao Egito no início desse ano, Tawfiq entendeu que a ferramenta precisava de uma versão mobile, que foi lançada em junho último.

Com a ajuda do Instagram e do Snapchat, por onde os usuários estão respondendo as mensagens que recebem no Sarahah, o aplicativo vem crescendo cada vez mais e é uma febre entre o público jovem. 

Avaliação

De acordo com analistas de redes sociais, o novo aplicativo tem suas qualidades e defeitos. Segundo eles, apesar de ser interessante, o Sarahah tem problemas de design, com poucas opções para personalizar a interface. Além disso, eles apontam que a interação dentro do próprio app é relativamente baixa, pois o mesmo deixa buscar por um usuário em um campo de pesquisa, mas não proporciona ligação com outras redes sociais.

Contudo, especialistas lembra que como o Sarahah acabou de ser lançado, novas funções devem chegar em breve.

Prós

– Confissões anônimas de verdade

– Visual simples e fácil de entender

– Sem propagandas ou interferências

Contras

– Poucas ferramentas

– Um dos campos não funciona