logo paraiba total
logo paraiba total

Assembleia inaugura nesta quarta-feira (9) Centro Administrativo no Paraíba Palace

9 de agosto de 2017

A inauguração do espaço que reúne vários setores administrativos, nesta quarta-feira (9) às 16h, no Paraíba Palace Hotel, pelo presidente da Casa, Gervásio Maia (PSB), valoriza a história e preserva a memória cultural de João Pessoa. Será uma homenagem aos 432 anos da capital paraibana. Considerado um dos prédios mais relevantes do conjunto arquitetônico da cidade, a implantação dos setores administrativos vai revitalizar o Centro Histórico. “Nós estamos entregando um presente para a cidade, já que o Paraíba Palace é um prédio histórico da década de 30, além de se encontrar em um local extremamente importante e que representa muito para o povo de João Pessoa e da Paraíba”, destacou Gervásio Maia.

Ao longo dos anos, o local originalmente chamado de “Parahyba Hotel”, foi idealizado pelo ex-presidente da Paraíba, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. Passou por várias inaugurações, sendo a primeira em 1932, pelo então interventor Antenor Navarro, que concluiu a obra iniciada por João Pessoa, assassinado em 26 de julho de 1930. De acordo com o historiador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Edivaldo Lira, a preservação do prédio é relevante por ser construído no estilo art nouveau que representou o processo de urbanização da capital. “No momento em que o hotel estava sendo construído, João Pessoa estava se adequando às tendências da época, principalmente aos padrões do Rio de Janeiro, São Paulo e de países europeus”, ressaltou.

O historiador Wills Leal destacou que o hotel apresentava o que existia de mais moderno na época, desde elevador e barbearia a restaurante com cardápio internacional. “O hotel se tornou ponto central de reunião dos hóspedes e era frequentado pela elite paraibana, hospedando políticos, atletas e artistas do país entre as décadas de 1930 e 1960”, explicou.

Conquistas em seis meses

O presidente ALPB, Gervásio Maia, falou sobre os desafios à frente da gestão da Casa Epitácio Pessoa e da inauguração do Centro Administrativo. Gervásio destacou que as principais conquistas, em seis meses à frente da presidência da Assembleia, foram a criação do Centro Administração e do estacionamento da Casa, que já está em funcionamento em um prédio comprado depois de 182 anos de existência do Poder. Com relação ao Centro Administrativo, Gervásio Maia pontuou que vai trazer economia para a Casa de Epitácio Pessoa e dinamizar o atendimento à população. “O Centro Administrativo vai permitir a devolução de seis prédios alugados, gerando economia, unindo em um único endereço praticamente todas as atividades administrativas da Casa”, explicou. Disse que o funcionamento do Centro Administrativo vai valorizar o sítio e histórico e dinamizar o comércio. “Vamos valorizar o Centro Histórico. A nossa história é muito importante. Além disso, o Centro vai fortalecer o comércio”, destacou o presidente do Poder Legislativo Estadual.