logo paraiba total
logo paraiba total

Ônibus de Campina Grande terão sistema de biometria facial

11 de agosto de 2017

O serviço de transporte público de Campina Grande ganhará reforço no sistema de biometria facial, que será utilizada pelos passageiros como forma de evitar fraudes. O sistema foi apresentado nesta quinta-feira (10) pelo diretor institucional do Sitrans, Anchieta Bernardino, e aconteceu na empresa Transnacional, onde 20 ônibus pertencentes à frota do Consórcio Santa Verônica já estão utilizando a biometria facial, dispensando a necessidade da digital dos usuários.

O novo sistema de identificação de gratuidade que está sendo implantado no transporte coletivo de Campina Grande garante o uso adequado do benefício objetivando a redução de fraudes.

O sistema de biometria facial permite verificar se o passageiro que está utilizando um cartão com direito há algum benefício é exatamente a mesma pessoa que fez previamente o cadastro para tal em um cartão que possui um código de identificação específico, no qual constam informações referentes ao nome, idade e dados biométricos faciais. Em casos de uso indevido do cartão, a empresa pode adotar as medidas administrativas que achar necessária.

A aplicação da tecnologia no transporte público de Campina Grande resulta em benefícios diretos ao usuário e ao sistema, pois a redução das fraudes reduz também com os impactos negativos nas tarifas.

A apresentação contou com as presenças do superintendente da STTP, Felix Neto, e do secretário de planejamento, Andre Agra, além das engenheiras Araci Brasil e Valeria Barros, técnicas do PlanMob da Prefeitura de Campina Grande. De acordo com o superintendente Félix Neto, o novo benefício é um cumprimento, pelos dois consórcios, as exigências de melhorias no sistema de transporte coletivo, conforme contrato licitatório de concessão do transporte coletivo.