logo paraiba total
logo paraiba total

TOTVS apresenta 1ª solução mobile first para RH do mercado brasileiro

15 de agosto de 2017

Os aplicativos já estão presentes no nosso cotidiano, mas eles também são ferramentas eficazes para o ambiente corporativo. Conhecendo os benefícios que a mobilidade traz para os negócios, a TOTVS apresenta o Meu RH. Diferente de outras ferramentas que adaptam funcionalidades do desktop para dispositivos móveis, o app foi desde o início planejado para privilegiar a experiência de uso na palma da mão – ou seja, é mobile first. A novidade é a primeira entrega de um projeto pioneiro da fornecedora brasileira que conta com um investimento de R$ 20 milhões: a evolução de suas soluções de Recursos Humanos

O lançamento reforça o compromisso da TOTVS de levar inovação ao mercado através de tecnologias simples e leves. Um exemplo disso é a gestão de férias, um processo que se torna sensível para as empresas pela dificuldade de organizar as ausências. Com poucos cliques, o colaborador escolhe o período que deseja sair. O gestor, então, checa a viabilidade da solicitação a partir de uma visão, na palma da mão, de todo o quadro de quem está trabalhando e quem está fora naquele momento, evitando a aprovação de férias de dois profissionais da equipe em um mesmo período.

Com a proximidade do eSocial, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2018, as empresas precisam correr para ter todas as informações dos seus funcionários atualizadas. O Meu RH é um aliado neste processo, uma vez que possibilita o acesso e alteração dos dados cadastrais facilmente. Além disso, é possível também realizar outras atividades burocráticas de forma muito natural, como consulta de demonstrativos de pagamentos e, em breve, também enviar atestados médicos.

Inovações constantes para RH

As inovações do app serão constantes e trarão novidades periódicas à aplicação. Por exemplo, a próxima atualização trará a funcionalidade de ponto eletrônico. Além de dar ao gestor e ao profissional o acesso ao banco de horas, ela também colabora com o cumprimento da Portaria 373 do Ministério do Trabalho e Emprego, que autoriza, se necessário, que as organizações adotem sistemas alternativos de marcação de ponto. O recurso possibilita a quem trabalha alocado fora da empresa, registrar as entradas e saídas via celular usando geolocalização.

Para que tudo isso fosse possível, o desenvolvimento do app levou em consideração a pesquisa realizada pelo laboratório de inovação da TOTVS em São Paulo, o UX Labs. Nesse processo, baseada no conceito de Design Thinking, a empresa entendeu quais eram as reaisnecessidades dos profissionais que usam essas soluções. O resultado desse estudo está norteando a criação de funcionalidades que sejam aderentes à rotina do RH.

“O app Meu RH foi pensado para que as pessoas realmente queiram baixa-lo e usá-lo. Por isso, selecionamos os processos que todo trabalhador precisa realizar dentro de uma empresa e os simplificamos ao máximo, o que desonera o gestor, facilita a rotina dos colaboradores e permite ao RH dedicar o seu tempo à gestão do capital humano ao invés de processos burocráticos”, afirma Marcelo Cosentino, vice-presidente de Professional Services da TOTVS.

O aplicativo já está disponível na Apple Store e Google Play (iOS e Android) e funciona de forma agnóstica, ou seja, pode ser integrado com qualquer software de gestão do mercado, da TOTVS ou não, e está preparado para países de língua inglesa e espanhola.

A novidade será apresentada durante o 43º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH), que acontece de 15 a 17 de agosto, no São Paulo Expo | SP.