logo paraiba total
logo paraiba total

Conheça 3 truques para combater o tédio no trabalho

15 de agosto de 2017

Deixe-me adivinhar: você está lendo isso porque está no trabalho e o tédio está te matando. Tudo bem, você não é o único. Katy Spriano, da empresa de consultoria em recrutamento WinterWyman, diz que passa grande parte do dia conversando com candidatos que estão cansados de seus empregos atuais. “Uma coisa que eu aprendi falando com eles, e que consigo reconhecer no meu dia de trabalho, é que o tédio às vezes não está relacionado com o que você faz, mas com quando você faz. Em outras palavras, é uma questão de gerenciamento de tempo”, escreveu ela, em artigo à Fast Company.

A boa notícia é que é fácil contornar esse problema – e aumentar a sua produtividade. Confira três truques que você pode começar a usar agora mesmo.

1. Pare de fazer todas as tarefas chatas de uma vez

Primeiro, faça uma lista de todas as seus afazeres e o tempo necessário para concluir cada um. Depois disso, esboce um gráfico de pizza – considerando o tempo de cada tarefa – e classifique cada item como positivo ou negativo quanto ao seu interesse em realiza-lo. “Se os negativos são muito mais numerosos que os positivos, alguma coisa precisará mudar”, diz Katy.

Quando começou a fazer isso, a consultora notou um padrão interessante em sua rotina. “Eu percebi que estava fazendo com que as partes menos interessantes do meu trabalho ficassem ainda mais irritantes porque as realizava logo cedo, e acabava com um bloco enorme de trabalho chato: uma tarefa tediosa depois da outra.” Se você puder delegar algumas das tarefas menos interessantes, ótimo. Se não for o caso, o ideal é planejar seu dia de trabalho de uma forma que as coisas mais divertidas sejas alternadas com as mais chatas.

2. Identifique suas horas mais produtivas

Você precisa saber quais os horários em que trabalha melhor. É fácil sentir tédio realizando uma função quando estiver se sentindo pior emocional e fisicamente.

Se você tiver esta opção, peça horários mais flexíveis para seu chefe. Esse teste pode começar pequeno: trocar de horário um dia da semana, por exemplo. No momento de fazer o pedido, fale para o seu chefe que aquele é o horário em que você é mais produtivo, não que você está tentando evitar as horas em que se sente mais entediado.

Se você não puder mudar seu horário de trabalho, tente deixar as tarefas mais chatas do seu trabalho nos momentos em que sua energia está mais elevada. “Eu, por exemplo, prefiro deixar as tarefas mais fáceis para a noite, porque acho que perco o foco no fim do dia”, comenta Katy.

3. Procure oportunidades

Uma realidade triste do ambiente de trabalho: não é a tarefa de ninguém deixar o seu trabalho mais interessante. Só você pode fazer isso. Mas em quase toda empresa, há algum projeto ou tarefa que permite que você aprenda e cresça – e que farão com que você se sinta menos entediado.

Então, da próxima vez que você ver um colega envolvido em um projeto do qual você gostaria de participar, pergunte o que ele fez para conseguir isso. Ou pergunte ao seu chefe o que você pode fazer para ser escolhido da próxima vez, e mostre o que você precisaria fazer para conseguir encaixar aquele trabalho extra em sua rotina.

Existem chefes que investem na carreira de seus subordinados, mas muitos estão muito ocupados para perceber quais são os trabalhos que você gostaria mais de fazer. Então, tome a iniciativa e proponha algo. “Muitos gestores ficarão felizes em te dar a chance de tentar algo novo se você pedir”, diz Katy.