logo paraiba total
logo paraiba total

Exposição de fotografias de Caíque Cunha acontece em João Pessoa a partir desta quarta-feira (16)

16 de agosto de 2017

João Pessoa recebe de 16 de agosto a 22 de setembro deste ano, a exposição “Williamsburg – Paisagem em Transformação”, do fotógrafo Caique Cunha, que tem vários de seus trabalhos publicados em jornais, revistas e livros pelo País e é o atual fotógrafo do Prêmio da Música Brasileira. A mostra será aberta às 17h do dia 16 deste mês, no Casarão 34, localizado na Praça Dom Adauto Av. Visconde de Pelotas, 34, no Centro da capital paraibana. A performance na abertura da exposição ficará a cargo da Cenário Arte e Cultura.

O evento, que tem o apoio do Paraíba Total, apresenta uma síntese visual da paisagem humana, arquitetônica e urbana de Williamsburg, resgatando a discussão entre as ambições estéticas da fotografia e sua função documental.

De acordo com Caique Cunha, que também atuou como gerente de operações fotográficas no Comitê Rio 2016 (Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro), ele fotografa em cores e em preto e branco, mas é em preto e branco que ele se encontra. Em sua nova mostra, ele vai abordar um mundo sensível e livre de interferências. “Eu vejo cores em imagens monocromáticas, cheias de textura, volume, e diferentes tons de cinza”, destacou Caique, que tem ainda como seus influenciadores Robert Frank e Richard Sandler.

Sobre Caíque Cunha 

Ele usa a fotografia como meio de auto expressão e autoconhecimento, que envolve paixão e entusiasmo. Além de fotografar palcos, desde 2005 tem fotografado ruas de cidades como o Rio de Janeiro e Nova York. “É no meio do caos dessas cidades que eu encontro a paz que preciso para fotografar a vida cotidiana”, comentou ele, acrescentado que “fotografar pessoas comuns na rua, inspira a minha curiosidade e me ajuda a me entender dentro de seu contexto. É um meio de interagir com as pessoas, e de expressar a minha interpretação do seu mundo”.

Sobre a Exposição

O olhar peculiar de Caique apresenta nesse trabalho elementos expressivos de uma localidade em transformação. O registro de uma região ainda pouco explorada reforça o olhar e as relações entre o espaço, o tempo e seus habitantes. Elementos que dão corpo e vida a uma cidade. 

Utilizando-se de enquadramentos que enfatizam a dissonância entre a cultura local e o novo, Caique narra histórias, indiferenças, conflitos e complexidade de planos. As imagens apresentadas em sua amostra foram produzidas entre 2013 e 2016, e propõem diálogo entre fotografias analógicas, digitais e instantâneas. 

Serviço:

Exposição “Williamsburg – Paisagem em Transformação”

Abertura : 16 de agosto, às 17h.

Período da exposição: 16 de agosto a 22 de setembro.

Local: Casarão 34, localizado na Praça Dom Adauto Av. Visconde de Pelotas, 34 Centro, de João Pessoa – PB.

Informações: (83) 3218-9708

Ficha Técnica

Fotógrafo: Caique Cunha 

Curadoria: Rodrigo Santana 

Produção executiva: Studio Rico e Valério Lima 

Informações: +55 83 98616-5005