logo paraiba total
logo paraiba total

Legislativo de Campina Grande quer fim da ‘Lei da sacola’ na cidade

17 de agosto de 2017

Um Projeto de Lei protocolado na Câmara Municipal de Campina Grande quer revogar a Lei nº 6.509, de autoria do vereador Alexandre do Sindicato (PHS), que obriga os estabelecimentos comerciais da cidade a utilizarem sacolas biodegradáveis para o acondicionamento dos produtos aos consumidores. Em caso de descumprimento, a lei prevê o pagamento de multa mínima de 5 mil Unidades Fiscais de Referência (UFIRs), o que corresponde a aproximadamente R$ 240 mil.

Na terça-feira (15), os parlamentares discutiram, durante audiência pública, a revogação da lei, que deve ser votada nos próximos dias na Casa. 

Alexandre do Sindicato, estranhou a celeridade com que o projeto que pede a revogação da lei está tramitando na Câmara. Ele defendeu a lei e lembrou que a mesma proposta já está em vigor em 21 capitais do país.

O parlamentar criticou a tentativa de revogar a lei e disse que a postura dos colegas vereadores “é apenas um capricho para atender os grupos empresariais da cidade”. “Estamos no século 21, discutindo sustentabilidade e a defesa do meio ambiente, por isso acreditamos na lei, que deve ser respeitada”, afirmou.

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), Artur Almeida Bolinha, que também participou da audiência pública, se colocou totalmente contra a lei e disse acreditar em sua revogação. Segundo ele, a lei não atende de forma alguma as necessidades da população e ainda atrapalha econômica e socialmente a cidade.

Bolinha disse que após a revogação da matéria, a Câmara deverá pensar numa outra forma de abordar o assunto, priorizando a questão educacional. Ele disse ainda que o valor estipulado para a multa é totalmente absurdo. “Com certeza essa lei será revogada, e num momento posterior outra legislação deverá ser pensada para ajudar na questão ambiental, que é muito importante”, afirmou.

O projeto está tramitando na Câmara Municipal e deverá ser votado pelos vereadores nos próximos dias no plenário da Casa.