logo paraiba total
logo paraiba total

Mercado das cafeterias cresce em João Pessoa com muito charme e qualidade

18 de agosto de 2017

Um dos produtos-símbolo do Brasil, o café, ganhou novas e elaboradas versões gourmet, movimentando um setor que tem crescido bastante, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). A Abic já aponta para até 2017, que esse o segmento deve crescer 7,7% e gerar uma receita de 20 bilhões no País. Inserido nesse contexto, está um negócio que vai além da gastronomia, o mercado das cafeterias que tem se apresentado com cada vez mais charme e qualidade, já que o cafezinho virou só um simples detalhe.

Na Paraíba, mas precisamente na sua capital João Pessoa, esse setor também foi aquecido e ida às cafeterias tem caído no gosto do paraibano, que  além de comprovar que o café, estimula a memória e reduz alguns riscos de câncer, ainda aquece o mercado dos micro e pequenos empreendedores. 

Uma recente pesquisa do Sebrae Paraíba identificou a existência de 26 cafeterias em João pessoa . A gestora de Turismo do Sebrae, Regina Amorim, destacou que tem sido um bom e promissor negócio para àqueles empreendedores que buscam inovar. “Essa área pode oferecer um novo roteiro turístico para a Capital, e para tanto, o Sebrae tem investido em treinamento e planejamento na rota das cafeterias criativas”, destacou ela.

Um desses empreendedores criativos é o empresário Leandro Tavares, que há dois anos abriu o Gazetta Café, em Manaíra, e tem sido um sucesso, segundo ele que também viajou e estudou sobre o segmento para então abrir o negócio. “Primeiro tem que ter a paixão pelo café e compreender o que o consumidor exigente busca hoje, que não é só ofertar bebidas, mas um ambiente aconchegante para um bom bate-papo, confraternizações e até reuniões de negócio”, disse ele.

Outro espaço bastante frequentado pelos amantes do café em João Pessoa é o Empório Café, criado há 17 anos, em Tambaú.  Mesmo com a fidelidade dos antigos clientes, o local foi todo incrementado e seus produtos inovados para atender a novos públicos. “Aqui é uma espécie de pré-balada, além do cafés, também oferecemos vários drinks e coquetéis com base no café, que tem agradado bastante aos que buscam nosso empreendimento antes de outros divertimentos, concluiu o gerente Fábio.