logo paraiba total
logo paraiba total

Senar abre inscrições para técnico de campo na Paraíba

22 de agosto de 2017

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar) está credenciando técnicos para atuarem na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Estado. Os profissionais precisam ter, no mínimo, nível médio e comprovar pelo menos seis meses de experiência de trabalho no campo, além de disponibilidade para viagens. Veja o edital.

A assistência técnica do Senar funciona desde 2015 e atua diretamente com os produtores rurais. Com nível médio (técnicos agrícolas, agropecuários, em agronegócio) ou de nível superior (engenheiros agrônomos, zootecnistas, veterinários), é necessário ter seis meses de experiência no campo, além de disponibilidade para viagens e interesse na produção rural.

O técnico de campo atua diretamente no aumento de produção e produtividade da propriedade, também busca a parte gerencial. Ele será capacitado a trabalhar com gestão e administração de propriedades. O Senar possui um software próprio que ajuda na coleta de dados e é mais uma ferramenta para tomar decisões.

Cada técnico fica condicionado a trinta produtores, com quatro horas mensais para cada produtor. O prazo mínimo como grupo de produtores é de um ano.

“O que a gente preza com assistência técnica é que o produtor seja bem remunerado para que cada vez mais ele fique no campo, que tenha condição de remunerar pessoas, que o filho dele queria cada vez menos vir para cidade por falta de oportunidade”, afirma o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Gabriel Petelinkar.

O Senar já tem uma experiência de atendimento ao produtor rural há 25 anos. Fazer parte de uma empresa que é reconhecida nacionalmente e está ligada ao produtor rural, é uma grande vantagem. O técnico de campo acaba levando consigo todas as outras ferramentas que o Senar tem a oferecer.

“Ele acaba sendo também um facilitador daquela comunidade. Muitas vezes o técnico de campo identifica ações como PR, PF que são adequadas para aquela região”, conclui Gabriel.