logo paraiba total
logo paraiba total

Entenda por que acordar cedo ajuda a ser mais produtivo

11 de setembro de 2017

Procrastinar menos e ser proativo são apenas algumas das vantagens de ser uma pessoa diurna, apontam diversos estudos. Quem acorda mais cedo sai na frente porque consegue aproveitar melhor características que só o começo do dia traz, defende Josh Davis, autor de Two Awesome Hours: Science-Based Strategies to Harness Your Best Time and Get Your Most Important Work Done. Na obra, Davis discorre sobre as estratégias para aproveitar melhor o tempo e conseguir realizar um trabalho com mais eficácia.

“Quem levanta cedo já está caminhando pelo parque e fazendo coisas que nós temos dificuldades para realizar em outros momentos do dia”, disse Davis em entrevista a FastCompany. “As manhãs oferecem uma série de benefícios que não podem ser encontrados em outros horários”.

O escritor aponta quatro motivos pelos quais todos nós deveríamos aproveitar melhor as manhãs:

1. É quando você tem mais energia

Fazer um ótimo trabalho exige esforço mental. Nas manhãs, logo quando após acordar, é quando você tem mais energia. “Mesmo que não tenha tido uma boa noite de sono, você provavelmente terá mais energia para se concentrar naquilo que realmente precisa e deixar o que não importa de lado”, afirma Davis. “Você consegue ser mais criativo, em vez de simplesmente seguir no piloto automático”. É algo que, segundo ele, faz uma enorme diferença em termos de produtividade e te ajuda a ser eficiente ao completar tarefas.

2. É o período que você precisa tomar menos decisões

Acordar logo nas primeiras horas da manhã te dá o bônus de viver algum tempo antes de o horário comercial de fato começar. E, assim, aproveitar um pouco de sossego. “De forma geral, há um acordo implícito de que você não precisa ser rápido em responder às pessoas antes 9h”, diz Davis. Isso permite que, durante esse período da manhã, não gaste energia mental tomando uma série de pequenas decisões.

Essas pequenas decisões, segundo Davis, sugam nossa capacidade de autocontrole. “Você passa a pensar mais devagar. Perde a motivação e o trabalho começa a exigir maior esforço”. Isso acontece porque você para o tempo todo para tomar decisões. Devo responder a esse email agora? Devo incluir mais pessoas em cópia? Será que o que estou dizendo pode ser lido com um tom ofensivo? Durante as manhãs, nós estamos livres disso.

As manhãs nos oferecem tempo e espaço para que nos dediquemos àquilo que de fato é importante. “Há sempre algo urgente a ser feito. Mas é preciso dar um passo atrás e olhar para aquilo que você poderia fazer e que lhe traria a sensação de que algo importante foi realizado durante o resto do dia”.

3. Você não precisa ficar lutando contra as distrações

As nossas mentes são projetadas para captar as mudanças ao nosso redor e, muitas vezes, pura força de vontade não é o suficiente para se manter focado. “Quando nossa mente começa a divagar, ficamos mais inclinados a sucumbir a distrações não produtivas, como navegar no Facebook ou ficar batendo papo com o colega”, diz Davis.

Para ele, existe uma maneira melhor de aproveitar esse período: “sonhar acordado”. “Nosso cérebro foi feito para funcionar com dois sistemas: um deles se concentra nos objetivos e o outro nos processamentos sociais. Eles não estão relacionados. Portanto, fazemos um ou outro. Em poucas ocasiões eles funcionam de uma forma integrada e uma delas é justamente quando estamos “sonhando acordados”.

A integração de ambos os sistemas é valiosa para ajudar na criatividade e no planejamento pessoal. “O fantástico é que quando você se deixa sonhar acordado acaba se abastecendo de energia. Quando algo fica chato, nossas mentes se distraem. Você vai voltar a trabalhar mais rápido se não lutar contra isso”, diz Davis.

E você tem mais liberdade para deixar a sua mente passear por aí durante a manhã. “Ao longo do dia, estamos sob uma grande pressão para não nos distrairmos”.

4. Você pode tirar vantagem do silêncio e da calmaria

Da desordem ao barulho, um ambiente típico de trabalho está carregado de distrações. “Nossas mesas frequentemente estão lotadas de coisas que precisamos ou que alguém pode precisar. Aquela bagunça, entre as outras características do ambiente, chama a nossa atenção e a distração pode nos sabotar”, afirma Davis.

Durante as manhãs, a chance de encontrarmos ambientes vazios e mais silenciosos, sem tantas distrações, é mais alta. “O barulho torna mais difícil fazer o trabalho que a maioria das pessoas precisa realizar. Durante a manhã, você está livre para trabalhar de onde quiser. Pode encontrar um lugar lindo e silencioso. Ambientes mais quietos ajudam você a ser mais produtivo”.