logo paraiba total
logo paraiba total

Fortaleza de Santa Catarina será palco de evento gastronômico em Novembro

12 de setembro de 2017

A Secretaria de Turismo de Cabedelo (Setur) apresentou, nesta segunda-feira (11), o projeto Uma fortaleza de sabores, iniciativa que prevê a realização de um festival gastronômico, no mês de novembro, na Fortaleza de Santa Catarina. Na ocasião, foi apresentada a proposta geral e os objetivos, a estrutura e as atrações programadas, bem como sugestões para a operacionalização do evento.

O Festival acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro e reunirá, em uma estrutura montada nas dependências do Forte de Santa Catarina, além de 14 restaurantes, empresas do segmento gastronômico e turístico. O evento será uma oportunidade para divulgação dos roteiros gastronômicos da região e promoção para as empresas participantes.

“Essa reunião teve como finalidade apresentar para o segmento turístico um projeto cujo objetivo é valorizar e dinamizar a culinária regional, o turismo e também atrair empreendimentos para o município. Trata-se da idealização de um evento em que estamos valorizando nosso patrimônio histórico; otimizando o turismo, pela data coincidir com o feriadão de 15 de novembro, quando o fluxo de turistas tende a ser intenso em nossa cidade; e trazendo também nossas manifestações culturais para o palco da Fortaleza. Ou seja, estamos promovendo um mix de atrativos e valorização da cultura, da culinária, com atrações culturais e a presença de empreendimentos da área de gastronomia e do turismo em geral”, explicou a secretária de Turismo, Jamille Queiroga.

Para a realização do Festival, a Setur contará com a parceria do Sebrae, que cederá a estrutura dos stands onde vão ser instalados os vários ambientes do evento e oferecerá capacitação para os empresários do ramo alimentar e para o público interessado. Também participarão como parceiras, Faculdades que mantêm cursos de gastronomia e turismo.

“Cabedelo está de parabéns porque um evento como esse traz para a cidade um destaque não só em nível de Paraíba, mas também fora dela. As cidades brasileiras que se destacam em eventos começaram com iniciativas pequenas que, no decorrer dos anos, foram crescendo e se tornaram atrações gigantescas e que hoje são referências. Temos locais que, quando pensamos em um mês qualquer, já imaginamos os eventos que nelas acontecem. E isso é um processo. Cabedelo, por ser essa cidade histórica e ser contemplada com as belezas naturais, com esse evento dá um passo nessa direção”, comentou o analista e Gestor Interino de Turismo do Sebrae, Alexandro Teixeira.

De acordo com a secretária Jamile, 10 restaurantes de Cabedelo e 4 da região circunvizinha comporão o Festival. Segundo ela, a parceria com o Sebrae fortaleceu o interesse dos empresários contactados a participarem do evento.

“Estamos a dois meses da realização do evento e muita coisa boa ainda esta por vir, para fortalecer ainda mais e dar robustez ao Festival, que já vem com uma gama de parcerias e adesão de patrocinadores maravilhosos. As expectativas são as melhores possíveis para público e visitação. O turista, quando visitar o Forte no período do Festival, vai ainda aproveitar uma mostra significativa da gastronomia do município de Cabedelo. Contamos com o apoio do prefeito e sua gestão empreendedora, que viu que o investimento nesse evento vai ser muito bem sucedido e enaltece ainda mais o potencial turístico local”, destacou.

Presenças – O encontro contou com a presença de proprietários de bares e restaurantes da cidade e representantes do Sebrae Paraíba, da Secretaria de Indústria, Comercio e Portos de Cabedelo, do Desenvolver Cabedelo, da Gerência Executiva do Desenvolvimento do Turismo no Estado, da Companhia Paraibana de Turismo (PBtur), da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Associação Brasileira de jornalistas de Turismo (Abrajet).