logo paraiba total
logo paraiba total

Faturamento do varejo brasileiro tem primeira alta em 2 anos

18 de setembro de 2017

A receita de vendas do varejo brasileiro cresceu em termos reais 1,5% em agosto ante o mesmo mês de 2016, no primeiro resultado positivo em dois anos, mostrou na sexta-feira (15), o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em julho, o índice tinha ficado estável na comparação com julho de 2016. Ajustado pelo efeito calendário, o índice subiu 1,1% em agosto, ante alta de 0,8% em julho, no mesmo conceito.

“O desempenho de agosto foi puxado principalmente pelo setor de Supermercados e Hipermercados, que possui grande peso no índice e apresentou aceleração” disse o gerente da área de inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, acrescentando que a queda da inflação também influenciou positivamente o resultado do mês.

Os setores ligados a Serviços registraram a maior aceleração, impulsionados por Turismo e Transporte, na passagem de julho para agosto.

Apenas o bloco de setores que comercializam Bens Duráveis e Semiduráveis apresentou desaceleração em agosto.

Todas as regiões do país tiveram alta em agosto na comparação com o mesmo período de 2016. A região Sul apresentou o crescimento mais expressivo, de 4,6%, enquanto a região Sudeste registrou a menor evolução, de 0,7%, ainda sob o impacto do efeito da Olimpíada do Rio em agosto do ano passado.