logo paraiba total
logo paraiba total

Saiba de 7 coisas que mudam na vida quando você vira empreendedor

19 de setembro de 2017

Não são poucas as pessoas que sonham em ter o próprio negócio. Mas será que elas realmente sabem o que as espera numa vida de CEO?

Se você sonha em empreender, é importante ter em mente os desafios que encontrará pelo caminho. Do contrário, é bem possível que você se frustre por ter imaginado uma vida que não corresponde à realidade.

Para ajudá-lo a conhecer o que muda na vida quando uma pessoa se torna dona do próprio negócio, elencamos sete respostas publicadas na rede social Quora. Todas foram escritas por empreendedores e respondem à seguinte pergunta: O que muda na vida quando você é um fundador/CEO?

Veja abaixo as respostas:

1 – Caos e montanha russa

“É caótico. Você tem grandes altos e baixos. Sua lista de tarefas cresce mais rápido do que a sua sombra às 5 da tarde. Você cometerá erros, e dois meses depois se questionará por que você não viu falhas tão óbvias.

Você se tornará chato para as outras pessoas, porque só falará sobre assuntos que tenham a ver com o seu negócio.

Mas é um dos melhores trabalhos para se ter, se você ama o que faz e consegue lidar com o risco. Você perceberá do que é capaz.”

2 – Responsabilidades mil

A responsabilidade aumentou mas meu salário não. E agora?

“Você é responsável por aqueles que emprega. Se a sua empresa tiver um bimestre ruim, alguém perde o emprego. Se a sua empresa não inova com a rapidez com que precisaria, todos perdem o emprego. Se a sua empresa tem uma cultura ruim, seus empregados terão problemas de saúde.

É similar a tomar conta de uma família.Você quer que eles vivam numa casa confortável? Quer que seus filhos frequentem uma boa escola? Então você precisa trabalhar mais para fazer acontecer.

Ao mesmo tempo, precisa encontrar o equilíbrio para liberar a sua criatividade para resolver problemas. Muitas vezes nós não vemos as respostas certas quando estamos soterrados no trabalho.

É um trabalho 24 por dia, 7 dias por semana.

Você persiste porque o que você está fazendo é mais importante do que você – você está criando vidas agradáveis para, quem sabe, milhares de pessoas.”

3 – Muitas incertezas

“No ano que passou eu me tornei empreendedor.

Ser o fundador de algo, sem contar com um salário seguro, sem acordar e ter alguém te dizendo o que fazer, é ao mesmo tempo a coisa mais libertadora e incerta para querer na vida.

De um lado, eu posso fazer as malas e ir para qualquer lugar que eu quiser, quando eu quiser. Não existe um chefe, para quem eu preciso pedir permissão.

Por outro lado, eu na verdade tenho um monte de trabalho sobre a minha mesa, portanto tirar uma folga é um desafio. Eu amaria pensar que eu posso fazer o que eu quiser, quando eu quiser, mas eu ainda sou responsável por entregar o trabalho que prometi aos meus clientes.

É um nível de responsabilidade que a maioria das pessoas jamais teve.”

4 – Liberdade lifestyle

“Vamos ser honestos: qualquer um pode se chamar de fundador ou CEO hoje em dia.

Eu poderia começar um novo negócio em cinco minutos. O poder da internet possibilitou um novo tipo de empreendedor, que eu chamarei de empreendedor ‘lifestyle’.

Eles podem trabalhar de qualquer lugar do mundo e gerir suas empresas pelo laptop.

A maior parte de sua equipe é remota e a terceirização é fundamental para o seu sucesso.

Esses empreendedores podem ganhar apenas algumas centenas de dólares por semana, enquanto alguém que tem escala pode fazer milhões.”

5 – O valor da honestidade

“Você terá um barco maravilhoso e não precisa trabalhar mais. Brincadeira!

Aqui vai a verdade sobre o que significa ser um fundador/CEO:

Eu fundei minha empresa e me tornei CEO com 22 anos. Cresci para 50 funcionários em 5 anos, com clientes na Europa, América do Norte e Ásia.

Isso mudou completamente o que eu penso sobre o que é possível se você usa os padrões certos ao lidar com seus clientes e funcionários.

Disse a mim mesmo que ser honesto e confiável são as coisas mais importantes na vida. Que construir relacionamento com seus clientes e ser justo nos negócios vale muito a pena.”

6 – Muito estresse

Homem estressado em frente a um notebook

Em geral é estressante.

Tudo está sobre os seus ombros. Tudo. O sucesso ou o fracasso da emrpesa é responsabilidade sua. Não há nenhuma outra pessoa para admirar ou culpar.

Além disso, a sua paixão e determinação em alcançar seus objetivos aumentam o estresse porque você fica tão envolvido em alcança-las que simples atrasos e problemas te causam estresse.

Por isso você precisa aprender a lidar com o estresse para não deixar que ele te derrube.

7 – Coisas terríveis (e o melhor dos mundos)

“Pare para pensar

Você quer dormir.

Você quer encontrar sua mulher e seus filhos.

Você sente medo ao pensar no salário dos próximos meses.

Você vai pensar: ‘Eu sou um bilionário!’ e cinco minutos depois: ‘Sou um perdedor…’, e depois de novo ‘Sou um bilionário!’, e de novo e de novo.

Você vai acordar com uma lista de coisas ou um modelo financeiro na cabeça.

E um monte de outras coisas terríveis.

Mas quer saber? É o melhor sentimento de todos. E não importa se você conseguirá 1 bilhão ou 100 bilhões, você deveria tentar.”