logo paraiba total
logo paraiba total

Massai recebe certificação inédita na Paraíba de qualidade e excelência em gestão

26 de setembro de 2017

Cumprindo todas as exigências estabelecidas nas normas que certifica sistema de gestão da qualidade, desde 2003, a construtora Massai, uma das cem maiores do País, é recertificada com excelência nas novas versões das normas ISO 9001:2015 e PBQP-H 2017 Nível A. Ambas são concedidas por  organismos certificadores acreditados internacionalmente às empresas que se preocupam e cultivam práticas de gestão de alto nível. Estas normas, recém-chegadas ao mercado, incorporaram mudanças inovadoras ao Sistema de Gestão da Qualidade das organizações, com exigências que as tornam ainda mais rigorosas, com foco nas estratégias de sustentabilidade do negócio, além da necessidade de adequação dos processos as exigências normativas da NBR 15.575. Com muito empenho e dedicação, a Massai recebeu a recertificação das normas em agosto deste ano e é a única do Estado a conquistá-las simultaneamente. 

Para a gerente de Gestão da Qualidade da Massai Cláudia Reis, conquistar a re-certificação ISO 9001:2015, confirma a qualidade de gestão da Massai, principalmente por guiar os nossos processos e as pessoas no propósito da melhoria contínua. Já o PBPQ-H 2017, segundo ela, proporciona o aumento da vantagem competitiva da empresa, pois com obrigatoriedade em comprovar o atendimento da NBR 15.575, usuários ao optar por uma empresa certificada, terá a garantia que suas moradias foram executadas de forma a promover segurança, habitabilidade e sustentabilidade. “Esses novos requisitos aprimoram e engrandecem a empresa, deixando-a mais estruturada e preparada para fornecer produtos e serviços com extrema qualidade”, confirma Cláudia.

A auditoria de recertificação foi realizada pelo órgão certificador Bureau Veritas, que aprovou com êxito as boas práticas implementadas de migração, onde contou com a colaboração e empenho direto de toda empresa. “Este resultado é fruto do trabalho realizado por toda a empresa, do engajamento de cada colaborador na rotina do dia-a-dia e do apoio absoluto de nossa direção”, disse Cláudia. Para ela, o comprometimento da equipe foi fundamental para esta conquista. “A dedicação do nosso time de colaboradores é essencial para que a Massai esteja sempre mantendo a constância dos seus propósitos. As mudanças das normas permitiram ainda que os departamentos antes não envolvidos diretamente no processo de auditoria pudessem demonstrar como equipe a sua parcela de contribuição e sua excelência em seguir e manter os padrões, assim como a sua importância no todo da empresa”, conta Cláudia. 

Os Certificados – Além de um sistema de gestão internacionalmente reconhecido, as certificações proporcionam o aumento da vantagem competitiva, abertura de novos mercados e ampliam aqueles já existentes. Com isso, a organização tem a oportunidade de aumentar a produtividade, reduzir custos e os desperdícios.  Para a empresa conquistar a certificação na especialidade técnica de execução de obras, o regimento do SIAC – Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras – determina os níveis “A” e “B”. Para obter o nível “A” é preciso atender a 100% dos requisitos exigidos pelo regimento.  “Possibilitar a garantia de que a obra foi executada com base em padrões e controles pautados em normas técnicas e de qualidade é muito importante pra nós e, consequentemente essas melhorias, se reflete no produto final oferecido a sociedade do mercado habitacional, além da certeza que tudo foi feito pensando em atender as necessidades e exceder as expectativas dos nossos clientes”, explica  o sócio diretor da Massai, Allison Delmas Nunes.