Linguagem
Dicas e Orientações

Cinco aplicativos grátis para quem abre várias abas no Google Chrome

Alguns podem ajudar a organizar a sua vida na web gratuitamente

Foto: Internet
Ao navegar pela internet em um computador, você pode abrir diversas abas no Google Chrome e deixá-las lá para ver seus conteúdos mais tarde–ou talvez nunca–e acaba acumulando vários links abertos no programa. Alguns aplicativos e extensões de navegador podem ajudar a organizar a sua vida na web gratuitamente. Veja algumas opções que testamos a seguir.

Pocket

O Pocket é um dos aplicativos mais interessantes do segmento. Ele permite que você salve links diretamente do navegador, com apenas um clique na sua extensão. Ao ir para a sua lista de itens salvos, todas as páginas que você selecionou estarão lá, apenas esperando para serem lidas.

O aplicativo do Pocket para Android e iPhone também é muito útil porque faz o download automático dos textos da grande maioria dos sites. Entretanto, se você for um ávido colecionador de links, é melhor limitar o espaço de armazenamento usado pelo app no seu smartphone.

Para isso, é preciso acessar o menu de configurações, selecionar a opção “Definir limites de armazenamento off-line” e escolher quando espaço você quer permitir que o Pocket utilize.

OneTab

A extensão gratuita OneTab faz uma coisa muito simples: cria uma lista com os links das páginas que estava abertas no seu navegador. Segundo a empresa por trás do app para Chrome e Firefox, fazer isso economiza 95% da memória RAM do computador.

Instapaper

Assim como o Pocket, o Instapaper é uma opção gratuita para salvar links no navegador ou no smartphone (Android ou iPhone). A interface de leitura é bem limpa e chega a lembrar a do Medium. O interessante desse app é que ele tem integração com o Kindle. Para isso, basta entrar nas configurações da extensão, colocar seu e-mail vinculado ao seu aparelho e configurar de quanto em quanto tempo você quer que os textos sejam enviados ao seu leitor digital.

Send to Kindle

Esta solução é para quem usa um Kindle, o leitor de livros digitais da Amazon. Essa extensão para Chrome permite que você envie textos que serão baixados no seu Kindle, desde que ele esteja conectado a uma rede Wi-Fi.

Se você tem ou já teve mais de um leitor eletrônicos desses, é bom olhar na sua conta da Amazon qual é o e-mail vinculado ao seu aparelho atual para não haver confusão no compartilhamento de conteúdos.

Extensão do Facebook

Os usuários mais ávidos do Facebook sabem que é possível salvar os links da rede social. Basta tocar no ícone de três pontos no canto superior direito da postagem em questão e selecionar a opção “Salvar publicação”).

Uma extensão grátis para Chrome mostra todos os links salvos lá em uma lista rapidamente acessível a partir da barra de tarefas do browser.

Sem apps

Se você não quiser usar aplicativos, outra dica é passar a usar a pasta de favoritos do Chrome com mais frequência. Em uma janela com vários links relacionados a um mesmo assunto, você pode usar o atalho de teclado Ctrl + Shift + D (Command + Shift + D no Mac) para salvar tudo em uma pasta dentro dos favoritos.




Newtrade