logo paraiba total
logo paraiba total

Procon-SP inicia monitoramento para inibir fraudes na Black Friday

23 de outubro de 2017

Para evitar possíveis fraudes e conferir o cumprimento das ofertas que serão anunciadas, o Procon-SP iniciou, dois meses antes da data, o monitoramento dos preços das varejistas. 

Segundo o órgão de defesa do consumidor, um dos maiores problemas durante a black friday  é o aumento do preço semanas antes do início das promoções, para anunciá-lo com um valor mais baixo depois, mas que na verdade é apenas o valor normal do produto. A ação do Procon-SP está monitorando os 15 principais sites de varejo do país.

O Procon orienta os consumidores a fazerem uma lista dos produtos que deseja adquirir, acompanhar os preços antes das ofertas black friday e estimular um limite de gasto. Outra dica é é verificar se o site é brasileiro e tomar cuidado com aqueles que são “.com”, visto que compras feitas em sites internacionais estão sujeitas a outros custos, o que pode encarecer consideravelmente a compra.

A expectativa para a Black Friday neste ano é de crescimento de vendas de 15% a 20% no Brasil comparado ao ano passado. Os dados foram levantados através de uma pesquisa realizada pela Google Brasil, que ainda aponta que a receita prevista para o e-commerce nesta data seja de R$ 2,2 bilhões.