logo paraiba total
logo paraiba total

Chichen Itza recebe mais um milhão de turistas por ano

26 de outubro de 2017

De acordo com relatórios do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) o parque arqueológico Chichen Itza, localizado no estado de Yucatán, no México, recebeu mais de um milhão de turistas no primeiro semestre do ano, o que representa mais de 50% do número total de pessoas que passaram pelo parque em 2016.

Uma das principais atrações do chichen itza é a Pirâmide de Kukulcán ou El Castillo, construída para observação astronômica e para o culto à Kukulkan, ou Serpente Emplumada. Duas vezes por ano, no equinócio da primavera ou outono (20/21 de março e 21/22 de setembro), acontece um fenômeno natural das luzes e sombras que projetam a imagem de uma serpente subindo ou descendo as escadarias da grande pirâmide, que tem 26 metros de altura.

Outra atração do parque é o campo usado pelos maias para os juegos de pelota ou tlatchtli, um tipo de jogo em que os participantes deveriam correr por um enorme campo, com 168 metros de comprimento por 70 metros de largura – e usar as mãos e os quadris para não deixar a bola cair.

O Chichen Itza é considerado uma das sete maravilhas do mundo e reúne 16 construções repletas de precisão arquitetônica, engenharia e, claro, muito esoterismo. Para conhecer o local é preciso comprar ingresso na portaria ou agências especializadas.