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Natura renova selo de certificação UEBT

27 de outubro de 2017

A Natura obteve a renovação do certificado UEBT (União para BioComércio Ético) e ampliou a lista de ingredientes naturais cuja cadeia de produção tem o selo, de 40 para 65 ingredientes. A UEBT atesta que os ingredientes são de origem sustentável e eticamente abastecidos por 33 comunidades fornecedoras localizadas em todas as regiões brasileiras. Ao todo, são 2.841 famílias envolvidas no fornecimento de ativos da biodiversidade brasileira, como ucuuba, murumuru e andiroba. Na primeira certificação, em 2016, foram 14 comunidades e 40 ingredientes que receberam o selo.

Além de gerar desenvolvimento e renda para mais de 2 mil famílias, o uso de ativos da biodiversidade brasileira ajuda a conservar 257 mil hectares de floresta em pé, ao mostrar que a floresta pode valer mais em pé do que derrubada.

“A Natura investe em um modelo de desenvolvimento que valoriza a floresta em pé e a sustentabilidade das comunidades, com quem estabelece vínculos por meio de oportunidades de negócios socialmente justos, ambientalmente corretos e economicamente viáveis”, afirma Andrea Alvares, vice-presidente de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Natura.

No processo de certificação pela UEBT, a cadeia de produção dos ingredientes passa por uma auditoria independente, realizada também na empresa. Além disso, uma avaliação sobre ABS (Acesso e Repartição de Benefícios, na sigla em inglês) é conduzida para assegurar que as empresas têm uma boa compreensão do regulamento que pode ser aplicável a estes ingredientes.

A Natura possui o selo UEBT desde 2016, garantindo a conservação das cadeias produtivas na área de abastecimento de ativos da biodiversidade. A certificação é válida por até um ano.  Entre as dimensões avaliadas na renovação do selo estão as práticas de produção e o respeito às normas nacionais e internacionais relacionadas a direitos humanos, trabalho infantil e condições trabalhistas, por exemplo. A certificação também se preocupa em garantir a origem do material vegetal.

A UEBT foi criada em 2007 como um braço das Organizações das Nações Unidas (ONU) para promover negócios engajados no comércio ético e justo. Os participantes dessa associação, da qual a Natura é membro-fundadora, visam garantir que as cadeias de fornecimento de matérias-primas assegurem o desenvolvimento local e a conservação da biodiversidade, em conjunto com o crescimento sustentável dos negócios.

Para debater a importância da preservação da biodiversidade, a UEBT (União para o BioComércio Ético), com o apoio de empresas e organizações, realiza hoje, 25, um fórum para levantar riscos e buscar soluções que permitam às empresas melhorar suas cadeias produtivas. O evento acontece na sede da CNI (Confederação Nacional da Indústria). 

Além do selo UEBT, a Natura também conquistou, em maio, a recertificação como empresa B Corp, uma rede global de empresas que associam crescimento econômico à promoção do bem-estar social e ambiental, transformando desafios em oportunidades de negócios que gerem impacto positivo para milhões de pessoas no planeta.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,8 milhão de consultoras, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2016. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, detém também o controle da marca inglesa de beleza The Body Shop e da australiana Aesop. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pela Rede Natura, por meio do app Natura ou em lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris e Nova York. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas redes sociais: LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.