logo paraiba total
logo paraiba total

Com aumento da tarifa na passagem aérea, consumidores voltam a optar pelo ônibus

6 de novembro de 2017

Turistas brasileiros que estavam se programando para viajar nos próximos meses estão pensando em retomar ao tradicional ônibus intermunicipal para o descolamento. Isso porque as tarifas de avião não caíram, ao contrário do que afirmaram as empresas aéreas quando passaram a cobrar pelo despacho de bagagens.

Entre junho e setembro deste ano, a alta dos preços chegou a 35,9%, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a elevação foi mais leve, de 16,9%. Por isso, os turistas estão pesquisando os preços de passagem de ônibus, apesar de mais demoradas, saem mais em conta e não tem limitação de bagagens.

Os efeitos da alta já foram sentidos pelo setor. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a quantidade de passageiros que viajaram por via aérea pelo Brasil caiu após as novas regras. Em maio, por exemplo, mês anterior à aprovação da cobrança de bagagem, 7.096.762 passageiros passaram pelos aeroportos do país. Em junho, o número caiu para 6.922.225.

Fazendo um comparativo, se um turista for de viajar de ônibus da viação Kaissara de Vitória para o Rio de Janeiro, pagará o valor de R$59, em média. De avião, a passagem sairá, em média, R$460.

Quem ainda quiser viajar de avião, a dica é se programar e pesquisar em todas as companhias aéreas que fazem a rota de destino.