Linguagem
Nos dias 16 e 17

Monteiro e Campina Grande terão exposição de antigas máquinas de calcular

Evento é uma promoção da Unidade Acadêmica de Matemática da UFCG

Foto: Internet
Você sabe como complexos cálculos matemáticos eram feitos há mais de cem anos, quando sequer sonhava-se com celular ou computador? É por meio de questões como esta que o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) da Unidade Acadêmica de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, está fomentando o interesse pela exposição Antigas Máquinas Manuais de Calcular - Ciência e Tecnologia do Passado e do Presente, que será exibida nos próximos dias 16 e 17, no Clube Municipal, na cidade de Monteiro, e nos dias 05 e 06 de dezembro em Campina Grande, no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia.

“A exposição em si é capaz de atrair crianças e jovens e fazê-los refletir como se processa o desenvolvimento tecnológico e científico ao longo dos anos. Certamente, esse aspecto deve atrair os jovens para a Ciência e a Tecnologia e estimulá-los na busca de produção inovadora e do que podem criar”, defende o professor Daniel Cordeiro, que coordena o evento.

Durante a exposição, o visitante, sempre acompanhado com um monitor, terá oportunidade de operar algumas máquinas. Serão expostas em torno de 25 máquinas, de diversas nacionalidades e marcas, todas com mais de 30 anos, algumas com quase 100 anos. “São peças bonitas, interessantes, belas de serem vistas e apreciadas por si só. Protótipos dos atuais computadores, são impressionantes, obra monumental da tecnologia, da engenharia, da lógica matemática e do gênio humano, que se juntaram para fazer com que um amontoado de peças de ferro seja capaz de fazer contas, sem usar energia elétrica ou qualquer software”, destaca o professor.



UFCG