logo paraiba total
logo paraiba total

Comércio central fecha, mas shoppings funcionarão no feriado desta quarta-feira (15)

14 de novembro de 2017

O feriado nacional em comemoração aos 128 anos da Proclamação da República, que acontece nesta quarta-feira (15), resultará em horário diferenciado ou até mesmo em suspensão total de atividades em vários estabelecimentos comerciais do Centro da capital paraibana. Já nos shoppings e nos supermercados da cidade o funcionamento será parcialmente normal.

Então, para quem é funcionário público, que não terá expediente de trabalho nesta quarta-feira (15) e que não pretende viajar, será uma ótima oportunidade para antecipar as compras de final de ano, nos shoppings da cidade que abrirão normalmente suas lojas.

Contudo, fica também um alerta aos consumidores para que fiquem atentos às contas que vencem nesta data e ao horário especial dos trens urbanos para não serem prejudicados. Isso porque, segundo o informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o expediente nos estabelecimentos bancários que se encerra nesta terça-feira (14), só retorna normalmente na próxima quinta-feira (16).

Segundo os Sindicatos dos Lojistas e Comerciários da cidade, não há nenhum impedimento para abertura dos estabelecimentos comerciais, devido à proximidade das festas de final de ano, o que leva ao aquecimento das vendas. Portanto, pode-se optar por abrir os estabelecimentos desde que seja pago aos funcionários o equivalente a um dia de trabalho e horas extras, ou seja, a loja que decidir abrir deverá pagar R$ 50,00 pelo dia de trabalho ao funcionário no feriado da Proclamação da República.

Confira agora o que abre e o que fecha:

Bancos – As agências estarão fechadas no feriado. Apenas operações pelo internet banking e caixa eletrônico estarão disponíveis. As contas de consumo (água, energia, telefone e gás, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem nos dia 15 poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, ou seja, na próxima quinta-feira (16) sem acréscimo de multa.

Shoppings – Abrem em horário normal, em geral das 10h às 22h.

Mercados – Nos supermercados particulares, o funcionamento será parcialmente normal. A expectativa dos sindicatos é de que a maioria abra as portas normalmente. Os Mercados Públicos da capital paraibana estarão abertos em seus horários habituais, das 8h às 17h.

Correios – Fecham todas as agências e unidades descentralizadas, instaladas em shoppings da capital e nos bairros.

Hospitais – Os hospitais de emergência e as unidades 24 horas e o atendimento do SAMU funcionarão ininterruptamente. Já os Postos de Saúde e Clínicas Municipais estarão fechados.

Transportes – Redução de frota dos ônibus e viagens, como ocorre normalmente nos fins de semana. A balsa que faz a travessia das 6h00 às 19h30 entre as cidades de Cabedelo e Lucena, região Metropolitana da Capital, também não terão horário alterado por causa do feriado Já os trens urbanos funcionam em horário especial, ou seja, saindo de João Pessoa à Cabedelo das 6h32 às 13h55 e de João Pessoa à Santa Rita das 16h45 às 13h33.