logo paraiba total
logo paraiba total

Especialista revela quando o cansaço vira estafa no dia a dia

16 de novembro de 2017

Faltando tão pouco para o ano acabar, as atividades e a pressão para terminá-las podem aumentar para algumas pessoas. Há sempre muitas preocupações, seja no trabalho ou em casa, os últimos meses do ano são sempre de muita atividade. São metas no trabalho, confraternizações para organizar ou estar presente, compras para família e amigos, enfim, uma gama de coisas que pode exigir mais do que a pessoa possa lidar. Sendo assim, se você anda se sentindo indisposto, com dificuldade para prestar atenção ou lidar com tarefas comuns do dia a dia ou trabalho, você pode estar apenas realmente cansado, mas também pode ser seu corpo avisando que você está chegando perto da estafa.

A estafa mental e física nada mais é do que uma situação de esgotamento do corpo e da mente. Ela acontece, principalmente, quando a pessoa perde a capacidade de recuperação de forma rápida em seu tempo de descanso e se expõe de forma exaustiva à situações de pressão durante um período de tempo excessivo.

Para a psicologa do Hapvida Saúde, Sara Lopes, a estafa mental e física estão muito ligadas uma à outra. Ela conta que os principais sintomas mentais são a dificuldade de atenção e memória, apatia, ansiedade, irritabilidade e insônia; já os sintomas físicos são gastrite, pressão arterial elevada, fadiga e problemas cardíacos. “Geralmente as causas para a estafa estão ligadas à falta de respeito com os próprios limites. Tanto em adultos quanto em crianças, o excesso de atividades pode desencadear uma estafa, mesmo atividades prazerosas”, completa a psicóloga.

No final de ano, para a maioria das pessoas, as atividades ficam acumuladas e querem fazer tudo ao mesmo tempo, mas fique atento aos seus limites. A especialista do Hapvida recomenda que “o segredo é respeitar o corpo e a mente e procurar equilibrar as atividades entre lazer e trabalho”

É mais comum que a estafa seja causada pelo excesso de trabalho, por isso é importante buscar atividades que possam desenvolver o equilíbrio corporal e mental, seja ela algo mais calmo como yoga e meditação ou atividades de maior impacto, como academia ou o famoso crossfit. Além de atividade física que ajuda a evitar a estafa, é importante também conhecer seus limites e aceitar que chega um momento em que é necessário delegar e permitir que outras pessoas realizem algumas tarefas.