logo paraiba total
logo paraiba total

Veja como fugir do endividamento na Black Friday

17 de novembro de 2017

As promoções de Black Friday no Brasil já começaram e muita gente já se programa para fazer compras neste período, inclusive consumidores com a expectativa de antecipar as compras de Natal. No entanto, ainda que a Black Friday possa trazer oportunidades de pagar menos em um produto, é preciso ter cuidado para não pagar ‘metade do dobro’ ou acabar caindo nas dívidas por fazer compras desnecessárias.Especialista em finanças pessoais e CEO da Lendico, Marcelo Ciampolini dá seis dicas para evitar o endividamento no fim do ano.

1. Monte uma lista do que você quer comprar

Faça uma lista das coisas que deseja comprar na Black Friday e comece a monitorar os preços dos produtos antecipadamente. Isso lhe ajudará, a saber, se o preço apresentado no dia realmente é vantajoso ou se a empresa está oferecendo um desconto menor do que o informado.

2. Conheça seu orçamento

É preciso entender quanto você pode gastar e definir suas prioridades. Isso é fundamental para não acabar pagando juros de cheque especial ou rotativo do cartão de crédito porque gastou mais do que poderia. Isso pode fazer com que aquela super promoção deixe de valer a pena.

3. Comprar o que não precisa com desconto é caro

Lembre-se, foque em comprar coisas que realmente fazem sentido e que estão em seu orçamento. Você pode pagar metade do preço em um produto, mas se ele não for útil para você, acabará tendo sido um dinheiro mal gasto, e portanto uma compra cara.

4. Observe os prazos de entrega

Durante a Black Friday é comum que as empresas trabalhem com prazos de entrega maiores. Se está aproveitando a data para fazer compras de presentes de Natal, tenha muita atenção, afinal, se a entrega não chegar a tempo, é possível que você venha a gastar de novo em dezembro.

5. Fuja de golpes

Pesquise sobre a reputação das lojas e sites em que pretende fazer compras e pesquise também sobre a qualidade dos produtos que está comprando. Isso evita que se endivide e deixe de receber o produto ou mesmo receba algo com baixa qualidade.

6. Atenção às formas de pagamento

Nem sempre o parcelamento das compras na Black Friday é sem juros. Fique atento às formas de pagamento e veja quais realmente são interessantes e cabem em seu orçamento. Cuidado com os juros altos.