logo paraiba total
logo paraiba total

Febraban alerta sobre os cuidados com a segurança nas compras pela internet

21 de novembro de 2017

A Black Friday chegou. A megaliquidação que se tornou tradicional nos Estados Unidos pelos descontos expressivos concedidos pelos varejistas em apenas um único dia também acontece no Brasil de uns anos para cá, sempre na última sexta-feira de novembro. Em 2017, embora oficialmente esteja marcada para o dia 24/11, muitas empresas já estão anunciando campanhas nas sextas-feiras que antecedem a data.

A Federação Brasileira de Bancos – Febraban orienta a população a redobrar ainda mais os cuidados nas compras feitas em sites de e-commerce. É comum os fraudadores aproveitarem a data para enviar falsas ofertas tentadoras.  Pelo “anseio” de aproveitá-las, os consumidores podem acabar caindo em armadilhas.

Por isso, a entidade destaca as seguintes orientações:                

Ter muito cuidado com e-mails de promoções que possuam links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber estas promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link.  Ao clicar em um link desconhecido, o consumidor pode ser direcionado para uma página falsa, ou mesmo instalar aplicativos maliciosos na sua máquina. Por estes aplicativos, os fraudadores “pescam” dados pessoais – como nomes de usuários e senhas – para utilizá-los na compra de produtos de forma fraudulenta.  Essa técnica é comumente chamada de “phishing”

Ao utilizar sites de busca, verificar cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores utilizam-se de “links patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas.

Dar preferência aos sites conhecidos e verificar a reputação de sites não conhecidos, verificando os comentários de clientes que já utilizaram esses sites.

Nunca utilize um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou colocar seus dados bancários.

Sempre utilize, em seu computador ou smartphone, softwares e aplicativos originais e mantenha sempre um antivírus atualizado.

Além dos cuidados digitais nesta época de promoções, é importante também reforçar a segurança no dia a dia, seguindo algumas recomendações:

Caso o consumidor receba uma ligação para confirmação de suposta compra no seu cartão, a qual não reconheça, não informe dados pessoais, tampouco digite sua senha ao telefone. Os bancos e operadoras de cartão podem solicitar que você confirme dados pessoais, mas nunca vão lhe pedir para digitar sua senha. Também não permita que venham buscar o seu cartão. Os bancos não retiram cartões por meio de portadores e não pedem que você informe suas senhas de acesso.  Ao receber esse tipo de contato, deve-se desligar o telefone imediatamente e contatar o banco utilizando somente os números informados verso do cartão ou no site oficial.

Após receber uma ligação desse tipo, antes de fazer uma ligação ao banco, verificar se há sinal de discagem no seu telefone. Em algumas situações específicas, fraudadores podem usar técnicas para deixar a linha presa, para que o consumidor acredite que ligou para seu banco.

Não aceitar ajuda de estranhos em salas de autoatendimento dos bancos. Estranhos podem utilizar de técnicas de “ajuda” para visualizar os dados da conta ou do cartão, ou mesmo trocá-lo por outro.

Manter o cartão sempre em seu poder quando for utilizar o Autoatendimento. Faça você mesmo suas transações ou peça ajuda para familiares – nunca aceite ou peça ajuda de estranhos.