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Veja os seis maiores problemas da Black Friday no Brasil, segundo o Procon

23 de novembro de 2017

Comprar na Black Friday pode ser muito vantajoso com relação a outras épocas do ano – mas a dor de cabeça também pode ser bem mais intensa. Neste ano, a data caiu no dia 24 de novembro, a sexta-feira desta semana.

Por ser um período mais turbulento e com grandes quantidades de pedidos, nem sempre a Black Friday é organizada o suficiente para que todos os compradores saiam satisfeitos das lojas.

No ano passado, de acordo com o Procon-SP, o maior motivo de reclamação dos compradores foram cancelamentos de compras sem justificativa. Isso pode ocorrer porque o site da varejista não retirou do ar um produto já esgotado, por exemplo.

Confira, abaixo, os 6 maiores motivos de reclamação da última edição do evento:

1. Pedido cancelado sem justificativa

2. Produto ou serviço anunciado apareceu como indisponível

3. Mudança de preço no momento de finalizar a compra

4. Maquiagem do desconto (no preço do produto ou no valor do frete)

5. Site intermitente, congestionado ou bloqueado

6. Site não permite pagamento via boleto bancário ou débito

Caso o consumidor se depare com alguma das situações descritas e não conseguir resolver o problema pelo atendimento da empresa pode entrar em contato com o próprio Procon, que montará um mutirão de atendimento a partir desta quinta-feira (23) ou queixar-se em sites como o ReclameAqui.

É importante sempre guardar todos os comprovantes da compra, se possível, com imagens da tela do computador em cada passo e documentos bancários. Isso pode ajudar como prova caso o problema não seja resolvido diretamente pela varejista.