logo paraiba total
logo paraiba total

Saiba de três perguntas que você precisa se fazer antes de terminar o ano

23 de novembro de 2017

Uma das coisas que devemos fazer antes de o ano terminar são as perguntas como essas que vamos compartilhar com você hoje. Esse pequeno ritual ajuda a começar o ano com mais clareza e renovada – e ele vai te ajudar a criar um ano incrível e produtivo.

São apenas três perguntas bem fáceis que vão te ajudar a digerir o que você fez e abrir mão do que não te serve mais. Anote as dicas:

Pergunta #1: Qual a experiência deste ano que eu me orgulho de ter passado?

Fazemos tudo correndo, no piloto automático. Raramente paramos para digerir e reconhecer nossos progressos. O que você fez acontecer neste ano? Pequenas coisas e grandes coisas, não importa. O que você criou, o que você experimentou ou fez que te traz orgulho? E por que escrever? Somos muito críticos, achamos que não somos boas o suficiente, rápidas o suficiente, capazes e assim por diante… Isso vai afetar seu 2018 porque você vai caminhar para o próximo ano desanimada, como quem não fez nada. Responder essa pergunta e usá-la como sua “frase de vitória”, vai te trazer contentamento e uma sensação de realização que você vai levar para o próximo ano e vai te incentivar a crescer cada vez mais.

Pergunta #2: Que erros eu cometi que me ensinaram algo?

Que lições eu aprendi que vão me alavancar para o próximo nível? Essa pergunta é muito importante! Ter um entendimento profundo do que deu errado, mas com consciência de que a experiência negativa trouxe um aprendizado. Talvez você tenha que esperar um tempo para as emoções passarem, ou pedir ajuda de alguém de fora.

Olhe para seu ano e se pergunte: o que não deu certo? Quais são os planos que não saíram como o previsto? Quais lições eu aprendi? Como posso fazer melhor na próxima vez? Como posso usar isso para crescer e me tornar mais sábia?

Atenção: Não aprendemos com a experiência, aprendemos com a experiência que a gente reflete…escreve, lê, internaliza e muda!

Pergunta #3: Do que eu vou abrir mão?

Sim! Talvez você seja uma pessoa que gosta de guardar lembranças do passado. Mas está na hora de você se libertar das coisas que estão te atrapalhando, te travando, te impedindo de avançar há anos! Liberte-se de qualquer coisa que você se comprometeu, meta, sonho que não está mais em sintonia com quem você é hoje e quem você quer se tornar no futuro. E então, internalize e observe, quais ressentimentos, raivas, machucados, culpa, vergonha, embaraços que você continua carregando ano após ano…Todas nós fazemos isso!

Que histórias você continua contando para você e para os outros que não te servem mais? Exemplo: estou muito velha, isso não é para mim, sou muito jovem, não sou tão rápida assim, não entendo de tecnologia, não sei como lidar com meu dinheiro, sou péssima em finanças, etc… Eu te pergunto: quem você seria se abrisse mão dessas histórias que roubam seu poder?

Atenção: você não imagina o quanto isso está te atrasando. Liberte-se, ao se livrar de algo que vem carregando há décadas, você estará abrindo portas onde antes haviam muralhas.

Estas 3 perguntas vão te ajudar a ter um ano muito melhor!