logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae leva curso de cultivo de camarões e peixes com bioflocos para Itabaiana

24 de novembro de 2017

Redução dos custos por meio da possibilidade da reutilização da água é apenas um dos benefícios do uso  do sistema de bioflocos na carcinicultura. Buscando oferecer conhecimentos sobre a história, os princípios, a teoria, o manejo diferenciado e os resultados possíveis com o uso do sistema no cultivo de camarões e tilápias, o Sebrae Paraíba em parceria com a Associação de Produtores de Camarão da Paraíba oferece neste sábado (25) e domingo (26), o curso de bioflocos, no município de Itabaiana. 

As inscrições para o curso estão sendo feitas por meio do telefone (83) 210-1224 ou pelo e-mail pablo@sebraepb.com.br. 

De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, Pablo Queiroz, o curso é uma das ações fruto do projeto de desenvolvimento territorial do Vale da Paraíba. “Após um diagnóstico na região, nós percebemos que o cultivo de camarões tem um poder transformador nesse território. Por isso, o Sebrae tem levado cursos e consultorias para a região sobre o manejo das produções e, também, na área de gestão, como forma de incentivar esses negócios”, afirma.

De acordo com dados do projeto Camarão do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), é possível reduzir de 20% a 30% do custo da carcinocultura. Com o uso do sistema de bioflocos, praticamente não se exige a renovação de água e ainda são aproveitados os microorganismos como alimento natural. 

Como funciona o cultivo com bioflocos – Os bioflocos são partículas suspensas na água, compostas por microalgas e bactérias agregadas a restos de ração, fezes e microrganismos vivos e mortos. Na fabricação dessas partículas, são usadas dois tipos de bactérias: as heterotróficas, que são aquelas que degradam a matéria orgânica, e as bactérias desnitrificantes, que convertem amônia (substância tóxica para os camarões) em nitrito e nitrato, formas de nitrogênio que são assimiláveis pelos animais. Devido à ação dessas bactérias que a água do viveiro ou tanque pode ser reutilizada.