logo paraiba total
logo paraiba total

Campina Grande recebe exposição de antigas máquinas de calcular na próxima semana

28 de novembro de 2017

A cidade de Campina Grande irá receber nos próximos dias 05 e 06 de dezembro, no no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia, a exposição Antigas Máquinas Manuais de Calcular – Ciência e Tecnologia do Passado e do Presente, realizada pelo grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) da Unidade Acadêmica de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A exposição, exibida recentemente na cidade de Monteiro, é direcionada a estudantes de todas as idades e interessados. “O objetivo é atrair crianças e jovens e fazê-los refletir como se processa o desenvolvimento tecnológico e científico ao longo dos anos. Certamente, esse aspecto deve atrair os jovens para a Ciência e a Tecnologia e estimulá-los na busca de produção inovadora e do que podem criar”, defende o professor Daniel Cordeiro, que coordena o evento.

Durante a exposição, o visitante, sempre acompanhado com um monitor, terá oportunidade de operar algumas máquinas. Serão expostas em torno de 25 máquinas, de diversas nacionalidades e marcas, todas com mais de 30 anos, algumas com quase 100 anos.

“São peças bonitas, interessantes, belas de serem vistas e apreciadas por si só. Protótipos dos atuais computadores, são impressionantes, obra monumental da tecnologia, da engenharia, da lógica matemática e do gênio humano, que se juntaram para fazer com que um amontoado de peças de ferro seja capaz de fazer contas, sem usar energia elétrica ou qualquer software”, destaca o professor.