logo paraiba total
logo paraiba total

Novo modelo de CNH segue tendência de inovação no processo para formar motoristas no Brasil

22 de dezembro de 2017

O brasileiro que deseja habilitar-se para dirigir vem acompanhando importantes mudanças nesse processo ao longo dos últimos anos. Em 23 de dezembro é celebrado o Dia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e as atualizações anunciadas no formato do documento no início deste mês – que será de plástico e trará um chip – são apenas algumas delas. Isso porque, no caminho para obtê-la, evoluções também ocorreram em cada uma das etapas. A começar pelo estágio teórico, que hoje pode contar com aulas mais interativas e com elementos digitais, tornando-se mais atraentes aos alunos, chegando até o momento pré-prático, com tecnologia de ponta utilizada em todo o Brasil com o simulador de direção veicular.

De acordo com o Governo Federal, a transformação da CNH facilitará a fiscalização, podendo ser feita usando um celular, por exemplo. Os órgãos de trânsito terão até 1º janeiro de 2019 para adequar seus sistemas e emitir o novo documento.

“Estamos acompanhando um momento de transformação na formação do motorista brasileiro. Depois de termos o simulador de direção, o monitoramento por câmeras nas aulas práticas, a tecnologia já levada ao processo de habilitação, não poderíamos deixar a CNH em si de fora. Com isso, esse modelo é uma proposta de inovação. Quem ganha é a sociedade, pois passa a ter condutores com uma preparação mais eficiente e um modelo de documento alinhado ao que há de mais moderno”, comentou a especialista em segurança e educação no trânsito, Roberta Torres. Segundo dados da Associação Nacional dos Detrans (AND), o Brasil tem cerca de 60 milhões de motoristas.

CNH Digital

Antes mesmo do anúncio da nova CNH de plástico e com chip, Goiás e Distrito Federal são dois exemplos que aderiram ao formato digital do documento. O modelo traz um QR Code para acessar as informações do condutor– o que é possível via celular.