logo paraiba total
logo paraiba total

Unipê oferta pós em Business Intelligence com Big Data

6 de janeiro de 2018

Uma das maiores áreas de atuação para profissionais das Tecnologias da Informação – TI, o Business Intelligence tem se consolidado no mercado por oferecer a organização estratégica de dados de uma empresa, tornando-a mais competitiva. Ao possuir esses dados em conjunto, o Big Data, é preciso compreender a sua coleta e análise. Pensando nisso, o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê criou o MBA em Business Intelligence com Big Data.

O mercado tem demonstrado o aumento da demanda por estes profissionais especialistas com a criação de novas áreas de atuação, com funções como: cientistas de dados, engenheiros de dados, analistas de dados, entre outros. “O mercado busca por profissionais multidisciplinares para atuaram em conjunto com analistas de negócio, administradores, estatísticos e matemáticos”, disse o professor Ricardo Roberto de Lima, coordenador da pós-graduação ofertada pelo Unipê.

“Entre os próximos três e cinco anos, as transformações existentes nos mercados, na indústria em geral, irão acontecer em virtude do aumento das tecnologias e plataformas baseadas em Big Data, Internet das Coisas e Cloud Computing, com um aumento gradativo dos dados no mundo sendo gerados pelas Coisas (sensores, atuadores, câmeras, por exemplo) em paralelo a sistemas cognitivos baseados em ChatBot e sistemas inteligentes, que irão substituir de forma gradativa o trabalho repetitivo feito hoje pelos humanos”, disse.

Segundo o professor, os professores do curso têm experiência de mercado e já atuam como consultores em suas áreas de atuação. “Além do material didático e aulas, em sua maioria no Complexo de Tecnologia – CT do Unipê e no FABLAB, o Laboratório de Internet das Coisas”, relembrou o docente.

Portas abertas no mercado não faltam para os profissionais que buscam investir em Business Intelligence tanto na academia quanto nas empresas, segundo contou Ricardo Roberto. “Esse tipo de ferramenta, antes caracterizada como uma plataforma para suportar a coleta e análise de dados, atualmente é avaliada pelo Gartner [empresa de consultoria] como a peça-chave para o desenvolvimento de conteúdo analítico, designada a qualquer usuário, seja ele técnico ou não, para a obtenção de informações e o compartilhamento de insights”, colocou. “Hoje podemos dizer que são todos os profissionais com as habilidades analíticas que envolvem estatística, matemática, computação, programação entre outros”, finalizou.

O MBA em Business Intelligence com Big Data está com inscrições abertas e os interessados em participar do curso podem se inscrever em unipe.br/pos. A pós é voltada para profissionais das áreas de Engenharia da Computação, Administração de Empresas, Economia, Contabilidade, Gestão de Empresas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e áreas afins. Aos concluintes do curso, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Educação Continuada do Unipê concederá uma certificação de especialista.