logo paraiba total
logo paraiba total

Logística deve crescer 26% no mundo, revela SEST/SENAT

6 de março de 2018

O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST/SENAT apresentou, com um estudo encomendado pela DHL, maior empresa de logística do mundo, a perspectiva de crescimento de 26% no setor de logística em todo o planeta. Para o professor Ricardo Soares, coordenador do MBA em Logística e Supply Chain do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, o dado reflete o quanto os profissionais da área assumem uma importância estratégica nas empresas do século XXI.

O estudo também revelou que o setor está com um déficit de bons profissionais no mundo, tendo em vista a previsão de demanda crescente. O levantamento foi realizando com 350 companhias do setor, nas cinco regiões do planeta, e também mostra que há, em média, seis vagas para cada profissional. Em alguns casos, a proporção chega a nove vagas para cada profissional disponível, conforme o SEST/SENAT.

“No campo empresarial, a logística aumenta e melhora a força do marketing (produto certo, no lugar certo, na quantidade, momento e preços certos), que viabiliza novos mercados, diferenciando produtos e empresas que integram as atividades da cadeia de suprimentos supply chain”, discorreu Soares.

Crescimento e desenvolvimento organizacional dependem, significativamente, da execução de uma logística eficaz, afirma o professor. “Isso porque o aumento das competitividades nacional e empresarial somente será obtido com eficiência operacional se diminuir desperdícios, eliminar ‘gastos desnecessários’ e minimizar os custos envolvidos nos processos de abastecimento, transferência e distribuição”, justificou o coordenador.