logo paraiba total
logo paraiba total

Casas Bahia inaugura primeira loja smart na Paraíba

23 de abril de 2018

A Via Varejo, administradora das redes Casas Bahia e Pontofrio, vem implementando um novo formato de lojas físicas, chamado de Smart. No próximo dia 24 de abril, a empresa dará início à operação da primeira filial deste modelo na Paraíba, que será uma Casas Bahia, na avenida Almirante Barroso, 44, Parque Solon de Lucena, João Pessoa. A loja terá cerca de 780 m². 

O novo modelo conta com maior integração dos ambientes online e físico, no qual os clientes poderão utilizar, por exemplo, totens touchscreen para acessar o catálogo de outros produtos que não estão em exposição, bem como informações adicionais do item pretendido pelo consumidor. O formato integrado também permite aos assessores de vendas consultarem o histórico dos produtos pesquisados pelo cliente nos sites ou em outras lojas da rede, realizando um atendimento mais exclusivo. 

As lojas foram projetadas para operar com maior otimização dos produtos expostos, priorizando as principais categorias e os itens com maior giro de vendas, além da aplicação de novas tecnologias para demonstração de produtos não expostos fisicamente nas lojas. 

Outra novidade é o novo modelo de atendimento multi-skill, no qual assessores de vendas vão acompanhar a jornada de compra dos clientes desde a apresentação dos produtos, até o pagamento, proporcionando um atendimento mais personalizado e uma melhor experiência de compra. Atualmente, o cliente pode interagir com até quatro pessoas: vendedor, crediário, caixa e estoque. 

“O formato Smart permitirá à empresa levar as bandeiras Casas Bahia e Pontofrio para regiões em que as redes ainda não estão presentes, ao mesmo tempo em que oferecem uma experiência de compra aos clientes com maior integração dos ambientes online e físico, aumentando ainda mais as possibilidades para Retira Rápido (compra no site para retirar na loja) e atendendo um comportamento de compras cada vez mais multicanal”, explica Marcelo Nogueira, diretor de Modelo de Vendas da Via Varejo. 

O estado de Paraíba atualmente possui quatro lojas Casas Bahia. Até o final de 2018 este formato deverá chegar ao número de aproximadamente 80 unidades, no total, em todo o Brasil. “O mercado paraibano é um dos que mais importantes para nossa companhia no Nordeste. Com esta loja, queremos dar início a um modelo que ofereça uma nova experiência de compra para nossos clientes da Paraíba, nos permitindo levar as melhores práticas e tecnologias para outras lojas do nosso parque atual no estado, assim como também ver oportunidades de entrarmos em novas cidades”, comenta Nogueira. 

O novo formato contará ainda com Wi-fi gratuito, no qual os clientes terão à disposição banda larga de grande escala, facilitando a experimentação streaming de TV’s Smart, smartphones e games. As unidades também vão contar com antenas espalhadas pela loja que vão se comunicar com um software de mapa de calor e consolidará informações sobre o comportamento de circulação e compra dos consumidores que estiverem com o Wi-Fi do smartphone ligado. 

“No antigo formato, precisávamos de unidades fisicamente grandes, fazendo com que buscássemos, geralmente, regiões maiores para que garantíssemos rentabilidade. Agora, com o modelo smart, poderemos implementar lojas mais enxutas, e levar nossas bandeiras para novos mercados ou marcar ainda mais presença em locais que já estamos”, afirma Nogueira.