Linguagem
Lançamento hoje

ONU Mulheres, Womanity Foundation e Instituto C&A lançam Plataforma UNA

Projeto on-line mapeia o ecossistema brasileiro de iniciativas para equidade de gênero e empoderamento das mulheres

Foto: divulgacao
A ONU Mulheres e Womanity Foundation apresentam, em parceria com o Instituto C&A, a Plataforma UNA, um mapa on-line estratégico, interativo e vivo, que mapeia o ecossistema brasileiro de iniciativas e organizações que atuam em contribuição da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres no Brasil. A plataforma será lançada em 14 de junho, em São Paulo.

O crescente número de iniciativas que trabalham com os diversos aspectos da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres aponta para a consolidação dos movimentos de mulheres e da luta para que seus direitos sejam respeitados. Tendo em vista essa percepção, a proposta da Plataforma UNA pretende potencializar os resultados e as atividades desse ecossistema, possibilitando uma visão sistêmica, que desenvolve conexões e gera conhecimento sobre o tema.

“O ativismo das mulheres brasileiras e a capacidade de articulação em rede têm sido decisivos para fazer avançar os direitos das mulheres no Brasil. A Plataforma UNA registra parte dessa mobilização e, ao levá-la para a internet, tem a possibilidade de tornar possíveis conexões virtuais e reais entre mulheres e outros agentes importantes para a promoção da igualdade de gênero”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil.

O governo, o setor privado e diversas iniciativas da sociedade civil assumiram compromissos, buscando minimizar as desigualdades e empoderar as mulheres. Somando-se aos esforços empreendidos, o mapa contribui para responder à necessidade de um olhar mais minucioso na promoção da conectividade entre as iniciativas empreendidas nos direitos das mulheres. 

O ecossistema contempla uma diversidade de áreas de atuação que foram agrupadas em 17 grandes temas na plataforma. São eles: Arte e Cultura, Ciência e Tecnologia, Democracia e Participação Política, Educação e Formação, Empoderamento Econômico, Enfrentamento à Violência, Equidade e Condições de Trabalho, Esportes, Direitos dos povos indígenas, População LGBT, Masculinidades, Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Agricultura, Mídia e Comunicação, Direito à Moradia, Igualdade Racial, Paz e Segurança Pública e Saúde e Bem-Estar.

O mapa mostra todas as 388 iniciativas já cadastradas na Plataforma UNA, que estará aberta para novos cadastros a partir do dia 14 de junho, data de seu lançamento oficial. Lá, é possível identificar as interconexões e os tipos de relações estabelecidas de acordo com as informações declaradas pelas próprias organizações, permitindo a construção de análises e a potencialização de ações temáticas direcionadas.

A Plataforma UNA foi tecnologicamente desenvolvida pelo Coletivo WomenWho Code e UFRPE; com implementação do levantamento por IBEAC e ponteAponte; apoio probono do Demarest Advogados e J. Walter Thompson Brasil. O projeto tem parceria de disseminação com Abong, Actionaid, CESE, E&Y, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Geledés, Instituto Ethos, Instituto Mídia Étnica, Instituto Patrícia Galvão, Movimento Mulher 360, Mulheres do Brasil, Plan Brasil, Rede de Mulheres Líderes para Sustentabilidade e Rede Mulher Empreendedora.

Outros interessados em fazer parte da UNA podem se cadastrar por meio deste link. A plataforma busca parceiros cujas iniciativas tenham como missão a igualdade de gênero e a soma das forças para criar uma sinergia e avançar juntos, se conectando com quem está transformando a realidade.




Assessoria