logo paraiba total
logo paraiba total

Abertura oficial do 5º Festival Sabores e Saberes acontece nesta sexta-feira (6)

5 de julho de 2018

Com o intuito de elevar a cidade do Conde à categoria de polo gastronômico do estado, terá início, nesta terça-feira (6), às 15h, na Praça de Jacumã, mais conhecida como a Praça do Mar, o 5º Festival Sabores e Saberes. Já nesta terça-feira (3), haverá o lançamento especial do evento para imprensa e trade turístico, no Sítio dos Santos, com uma amostra do que será apresentado aos turistas que buscam experiências para além do circuito das praias.

De acordo com o gerente da Agência Sul do Sebrae Paraíba, Cláudio Soares, os estabelecimentos foram preparados através de um programa de capacitação realizado pelo chefe Marcílio Cavalcanti, atualmente embaixador da gastronomia paraibana e vencedor do prêmio Dom. “Além de qualificar a mão de obra, foi valorizado no processo o estímulo ao consumo de insumos e alimentos oriundos da agricultura familiar, que é bastante forte na região”, disse Soares.

Em relação aos Saberes, o foco principal desta edição é fazer uma releitura do inhame, um tubérculo fonte de fibras e proteínas, além de apresentar uma boa quantidade de vitaminas do complexo B como a tianina, niacina, ácido pantogênico, piridoxina, riboflavina e ácido fólico que ajuda na formação do sistema nervoso central dos fetos humanos, sendo essencial na dieta de gestantes nos meses iniciais.

Cláudio Soares aponta ainda que estarão participando do Festival 14 estabelecimentos entre pousadas e restaurantes, que irão proporcionar pratos elaborados a base de inhame. “Em paralelo, vai acontecer um concurso no qual os restaurantes serão avaliados por chefes de cozinha, que vão se passar por turistas, eles serão clientes ocultos. A partir da visita e degustação dos pratos, vão avaliar o negócio considerando: o atendimento, o ambiente e os sabores”, explica. 

Esta 5ª edição é uma realização da Associação Comercial das Industrias do Conde (Acic) em parceria com o Sebrae Paraíba, a Prefeitura Municipal do Conde, o Governo do Estado – através da PBtur e Fecomércio. Participam os empreendimentos: Beach Hotel, A Creperia, O Púkaro, Tropicália Bistrô, Carpe Diem Restaurante, Turek Grelhados Bar, Brasilândia, Dani Tapioca, Pousada e Restaurante Sítio dos Santos, Dos Sabores, Escape Bebel, Matusuri Restaurante, Parada Jacumã e Sonho Gelado.

Programação Cultural na Praça Central, dia (6) de Julho.

17h às 21h Feira de Artesanato e Cultura Alimentar

16h30 Los Iranzi – Família Circense

18h30 Capoeira Angola Beribau Viola

20h Banda Reggaear

22h Val Donato – Tributo a Bob Marley