logo paraiba total
logo paraiba total

Evento discute profissões do futuro em João Pessoa

5 de julho de 2018

O mercado profissional está oferecendo cada vez mais opções. Em diversas áreas, é possível identificar um leque de oportunidades. O que muita gente não sabe é que nos próximos anos várias profissões e atividades serão extintas e outras terão que se ajustar às exigências do mercado. Para discutir as mudanças que estão por vir, o chargista e empreendedor Maurício Ricardo, do site Charges.com, vai falar sobre o tema “As profissões do Futuro”, neste sábado (7), durante a II Mostra de Games da SuperGeeks João Pessoa, no auditório Estácio, no Mag Shopping. 

Além de discutir as oportunidades profissionais para “Geração Z” (pessoas nascidas entre 1998 e 2010), o evento vai apresentar cerca de 80 games desenvolvidos pelos alunos da escola nos últimos meses.  De acordo com o professor de engenharia da computação e proprietário da unidade da Super Geeks João Pessoa, Marcelo Cainelli, as mudanças no mercado estão exigindo profissionais com conhecimentos mais profundos em tecnologia. 

 “Convivemos com a tecnologia a todo momento, com o sistema de numeração binário, seja no celular ou no computador, mesmo assim não temos essa matéria na escola. Não se aprende programação para se tornar um programador, como não se aprende matemática na escola para ser um matemático. É preciso aprender a programar para acompanhar as mudanças tecnológicas do mundo”, disse. 

O estímulo ao aprendizado da linguagem da computação para crianças e jovens faz parte movimento mundial, encabeçado por grandes nomes da tecnologia. Para personalidades como Mark Zuckerberg (fundador do Facebook) e Bill Gates (fundador do Microsoft), dominar código binário é tão importante quanto o processo de alfabetização. Ambos defendem o ensino da programação desde cedo e apoiam iniciativas que colaboram com a difusão da linguagem. 

E por que? Porque preparar e habilitar os mais jovens para um futuro permeado por automação, robótica e inteligência artificial é urgente. Embora não existam informações precisas sobre o mercado que os futuros e atuais profissionais irão encontrar, o certo é que cada vez mais a tecnologia se fará presente. 

Segundo levantamento realizado na Universidade de Oxford, Inglaterra, encomendada pelo Citigroup, 63,9% dos empregos no mundo estão ameaçados pelas novas tecnologias. Já o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), indica que 57% das vagas de emprego podem passar pelo processo de automação e robotização nos 34 países vinculados à organização. 

A II Mostra de Games da SuperGeeks João Pessoa começa às 14h no auditório da faculdade Estácio, no Mag Shopping. A palestra “As profissões do Futuro”, com chargista e empreendedor Maurício Ricardo, tem início às 17h. O evento terá ainda uma Feira de Tecnologia promovida pela faculdade Estácio. 

Colônia de Férias – Nestas férias não vai faltar diversão para garotada apaixonada por tecnologia e games. Até o dia 25 de julho, a SuperGeeks João Pessoa está com uma colônia de férias montada no Mag Shopping oferecendo uma vasta programação para quem quer se divertir aprendendo a fazer seus próprios jogos, aplicativos, desenvolver projetos de robótica, realidade aumentada e muito mais. As atividades começa pela manhã, às 10h30, e se estendem até as 22h. 

A programação conta com aulas gratuitas de programação de computadores e competições de games, além de diversas oficinas pagas de programação com as plataformas Minecraft, Roblox, Arduíno, Games 2D, Pixel Art, Appinventor, além de oficinas de Realidade Aumentada e Youtuber, entre outras atividades. As inscrições podem ser feitas no local.

Sobre Maurício Ricardo – Jornalista e formado em História, estreou na imprensa como cartunista, aos 17 anos de idade. Com o advento da Internet, foi um dos primeiros a entender e explorar o potencial multimídia da rede, criando o site Charges.com.br, em 2000. Desde então, produz uma animação online diária, atingindo visualizações mensais superiores a 18 milhões e com centenas de milhares de seguidores no Facebook, Twitter e YouTube.