logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae leva professores e estudantes ao Porto Digital, no Recife

24 de julho de 2018

Quatro professores e cinco estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Pastor João Pereira Gomes Filho, localizada em João Pessoa, vão participar nesta terça-feira (24) de missão técnica realizada pelo Sebrae. Os estudantes e professores, que integram a rede estadual de ensino, vão visitar o Porto Digital, no Recife. O local é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do país e a missão tem por objetivo mostrar como funciona o dia a dia de um local que alia empreendedorismo e tecnologia.

De acordo com a analista do Sebrae Paraíba, Niedja Araújo, o grupo que vai visitar o Porto Digital participou da maratona empreendedora “Campus Academy”, durante o Campus Festival, realizado em maio deste ano, e foi um dos premiados. “Durante a maratona, eles aprenderam diversas ferramentas e também desenvolveram um projeto aliando empreendedorismo e tecnologia. Agora, terão a oportunidade de observar, na prática, como funciona uma empresa. A ideia é ampliar o conhecimento sobre o ecossistema dos negócios da tecnologia digital”, comentou.

O grupo vai visitar a sede da empresa Pitang, que tem foco em serviços de Tecnologia da Informação (TI), incluindo desenvolvimento e manutenção de software, treinamentos na área de TI e consultorias. Em seguida, será realizada uma palestra no auditório do porto que vai abordar a gestão do local. A professora de empreendedorismo e administração de vendas da ECIT Pastor João Pereira Gomes Filho, Ana Cecília Nascimento, tem boas expectativas em relação à missão técnica.

“A expectativa é a melhor possível porque eles vão poder visualizar e vivenciar um pouco do que é o Porto Digital e do projeto que desenvolveram no Campus Academy. Os estudantes estão muito empolgados”, afirmou. Os estudantes, que estão no segundo ano do curso técnico de Vendas, concomitante ao Ensino Médio, elaboraram um aplicativo de segurança pública que, dentre outras funções, informa aos usuários onde estão as viaturas mais próximas e também desenvolveu um dispositivo anti-trotes.

As principais atuações das empresas que integram o Porto Digital estão nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design. O setor de tecnologias urbanas é uma área estratégica trabalhada pelo porto desde 2015.