logo paraiba total
logo paraiba total

Areia sediará feira nacional de Turismo Rural

11 de setembro de 2018

A Paraíba é um destino turístico conhecido em todo o país e no exterior pela exuberância do seu litoral, que reúne praias paradisíacas. Mas o estado possui também outros atrativos para os turistas que fogem a esta lógica, como as regiões do Brejo e do Cariri, áreas com belezas naturais e riquezas culturais que podem ser desfrutadas pelos visitantes.

Buscando promover o turismo nesse território e fortalecer as pequenas empresas desse segmento, o Sebrae realizará de 28 a 30 de novembro, na cidade de Areia, Brejo paraibano, a 14ª RuralTur – Feira de Turismo Rural. O evento, que traz como tema “Crescimento do Turismo Rural no Brasil, com Diversidade de Experiências e Sustentabilidade das Regiões”, tem como intuito promover a competitividade dos pequenos negócios de turismo rural, fomentando o empreendedorismo com sustentabilidade, inovação e criatividade.

“A Feira é uma vitrine para projetar no mercado regional e nacional esse segmento que contribui para a interiorização do turismo, gera renda através da produção associada ao turismo, além de divulgar as empresas e os roteiros turísticos de diversas localidades”, ressaltou a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, ao destacar que uma das novidades desta edição é a promoção do Seminário de Turismo Rural do Brasil.

De acordo com Regina Amorim, é cada vez mais comum a utilização do espaço rural para as experiências turísticas, atividades esportivas, implantação de hotéis-fazenda, restaurantes rurais, áreas de preservação ambiental, spa’s, dentre outros. “O Brasil rural tende a ser um dos vetores do desenvolvimento endógeno, contribuindo para a revitalização econômica e social das regiões, a valorização dos patrimônios e produtos locais, a conservação do meio ambiente, o aproveitamento da biodiversidade brasileira e a ampliação da competitividade sistêmica do país”, destacou.

Durante a RuralTur estarão reunidos meios de hospedagens, agências de viagens, restaurantes, empresas dos trades turísticos da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Sergipe, os quais divulgarão e comercializarão seus produtos e serviços. A programação da Feira também inclui apresentações culturais, visitas técnicas, palestras, exibição de destinos turísticos, rodada de negócios de artesanato, exposição de produtos agrícolas, dentre outras atividades.

Histórico

O evento, que foi idealizado pelo Sebrae Paraíba em 2005 e hoje é referência dentro do Sistema Sebrae, já foi sediado nas cidades de Natal (RN), Juazeiro do Norte (CE) e Gravatá (PE). Em todas as edições, a RuralTur proporcionou grandes oportunidades para os negócios do turismo e da produção associada ao turismo.

Dados de mercado

Com crescimento anual de aproximadamente 6%, o turismo rural é uma das tendências da economia nacional, em que o turista não mais deseja ser apenas um expectador da viagem, mas também o protagonista, vivenciando a cultura e a experiência dos destinos visitados. De acordo com o Instituto de Pesquisa do Turismo Rural (Idestur), é crescente tanto o número de turistas deste setor, quanto o de empreendimentos e produtos ofertados, em todas as regiões brasileiras