logo paraiba total
logo paraiba total

PMJP e Senai fazem parceria e inscrevem para cursos gratuitos de formação online

28 de setembro de 2018

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), está inscrevendo, gratuitamente, para os cursos básicos à distância na formação de Almoxarife, Assistente Administrativo e Operador de Computação. São 90 vagas para os três cursos. As inscrições já estão sendo feitas e podem ser realizadas, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Referência de Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré (Crispman), Funcionários II.

Os três cursos serão realizados nos expedientes da manhã e tarde, cada turma com 15 alunos por turno. Serão ministrados pelo Senai no período de 15 de outubro a 14 de dezembro, com aulas práticas e teóricas.

Poderão se inscrever homens e mulheres na faixa etária acima de 16 anos e que tenham cursado do 9º ano acima. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar cópias do RG, CPF e comprovantes de residência e escolaridade. As inscrições continuam até que sejam preenchidas as 90 vagas.

Os cursos têm carga horária de 160h, sendo 80% à distância e 20% presencial. A coordenadora do Crispman, Maria do Socorro Miranda da Silva, considerou que os cursos são muito importantes pelo seu caráter social. “Além de capacitarem os participantes, também favorecem à sua inclusão no mercado de trabalho”, garantiu.

Oficina– Nesta quinta-feira (27), no Crispman, está sendo realizada uma Oficina de Panificação Caseira, em parceria com a Universidade Federal a Paraíba, através do Departamento de Gastronomia, utilizando produtos regionais (pão de milho e bolo de milho).

Serviço – O Centro de Referência de Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré fica localizado na Rua Adrísio Mota de Sousa, s/n, Funcionários II (próximo a Escola Estadual Débora Duarte). O Crispman é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) através da Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan). Os telefones são 3234- 9751(Crispman) e 3218- 9244 (Dessan).

Mais Parcerias – A PMJP em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB),  vem realizando  cursos e oficinas de  formação e capacitação profissional em várias unidades de produção do vestuário, segurança alimentar e administrativas coordenadas pela Sedes, desde o início deste ano.

No Pólo de Costura do Alto do Mateus, vem sendo realizado um curso de Manicure com 160hora/aulas, com término em novembro e o curso de Cabeleireira (230h/a), com término em dezembro próximo.

Na Cozinha Escola do Jardim Veneza, também vem sendo realizado o curso básico de gastronomia. O curso conta com um projeto agregador de implantação de uma horta comunitária, que se encontra em processo de implantação.

Na Cozinha Comunitária do Bairro dos Novais vem se realizando um curso de gastronomia básica ao qual foi agregado um projeto de implantação de uma Horta comunitária, que se encontra em plena atividade.