logo paraiba total
logo paraiba total

Especialista dá cinco dicas indispensáveis para quem está procurando emprego

11 de outubro de 2018

O Brasil se encontra em um cenário político e econômico conturbado, enfrentando um alto índice de desemprego. Segundo o IBGE, mesmo que esse panorama apresente melhoras, com o índice de desemprego registrando queda no último trimestre, ainda há cerca de 12 milhões de brasileiros que estão em busca de um trabalho. E em meio a essas dificuldades, muitas dúvidas estão presentes na cabeça daqueles que desejam conquistar uma vaga.

Para ajudar esses candidatos, a Profa. Ms. Gisele Massarani Alexandre de Carvalho, coordenadora do curso de Recursos Humanos do CEUNSP, selecionou cinco dicas que ajudam a tornar o processo de busca mais fácil e assertivo.

1 – Currículo

O currículo deve ser objetivo, claro e verdadeiro. Deve conter as informações sobre as experiências de trabalho e quando enviado para uma vaga específica, estar direcionado a esta vaga. Quando o empregador analisa um currículo, ele quer saber onde você já esteve, o que você já fez e o que você pode fazer pela empresa dele. Um currículo deve constar os dados pessoais, o objetivo, formação acadêmica, experiência profissional e a qualificação profissional. Atividades extracurriculares, como conhecimento em outros idiomas, informática, intercâmbios realizados, cursos relevantes e trabalho voluntário também podem ser citados. Vale ressaltar: o currículo deve conter no máximo duas páginas, não pode conter erros de português, mentiras e nem supervalorizar qualidades. Lembre-se: pretensão salarial e carta de apresentação, somente se for solicitado.

Dica para quem não possui experiência profissional ou está há muito tempo desempregado: dedique sua atenção à formação. Cursos de qualificação profissional realizados ou em andamento, trabalhos voluntários, participação em Empresas Junior, estágios não remunerados e intercâmbios podem ter grande valia para as empresas.

2 – Candidatura

Com a informática gerindo dados em todos os setores, para o setor de RH não foi diferente. Hoje, a maioria das empresas já utiliza banco de currículos online captado por meio de seus sites ou parceiros. Entretanto, há muitas empresas e agências de emprego que ainda aceitam o currículo impresso também, entregue pessoalmente. Explore as duas possibilidades.

3 – Redes Sociais e a Internet

As redes sociais são boas ferramentas de busca para a recolocação profissional. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social especializada em carreira que o indivíduo pode cadastrar e atualizar o seu currículo. Nela, é possível adicionar pessoas da mesma área, solicitar recomendações e indicações de vagas. No Facebook é possível participar de grupos específicos que anunciam vagas e estágios, além da

possibilidade de contato com outras pessoas que podem compartilhar informações de vagas e trocar informações sobre a mesma área que a sua. O Twitter é uma outra rede de contatos que incluem empresas que utilizam a plataforma para divulgar vagas e encontrar candidatos.

É importante dizer: é preciso ter cuidado com as redes sociais, com os conteúdos postados e os grupos de interesse. As empresas analisam os comentários, as fotos, as postagens para saber um pouco mais sobre os candidatos. Dê atenção também a escrita e as abreviações que são utilizadas nestas redes.

4 – Bancos de Empregos

Em tempos em que a dificuldade de encontrar vagas é muito grande, vale a pena optar por diversas ferramentas na busca por uma oportunidade, incluindo órgãos públicos. No CAT – Centro de Atendimento ao Trabalhador o indivíduo pode cadastrar seu currículo gratuitamente no site e a partir disso, passará a receber vagas, podendo se inscrever para aquelas de seu interesse. De acordo com os requisitos da vaga e os interesses dos candidatos, o CAT encaminha a pessoa para entrevista, mas a decisão final de contratar será sempre da empresa que disponibiliza a vaga.

Já o BNE – Banco Nacional de Empregos é um site que possibilita a busca por candidatos e o anúncio de vagas feito por empresas que desejam contratar. O BNE pode ser utilizado de maneira gratuita ou através da assinatura de um plano que determina os serviços que você poderá acessar.

De maneira bem tecnológica, o Sine Fácil é um aplicativo gratuito que permite ao trabalhador encontrar, de forma prática e rápida, vagas de emprego adequadas ao seu perfil e de acordo com o local da residência. Para utilizar o aplicativo, o indivíduo precisa de um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido no portal Emprega Brasil e depois é só acompanhar as vagas e outros serviços disponíveis no aplicativo.

5 – Tendências de Mercado

Para quem está em dúvida em qual área deve dedicar aos estudos e profissionalmente, ressalto alguns destaques que estão em alta no mercado: TI, Gestão de Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Marketing, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Administração, Gestão de Logística e Área Financeira.

Sobre o Ceunsp – Com mais de 50 anos de tradição e dois campi – Itu e Salto –, o Ceunsp é reconhecido por seu ensino de qualidade, com ótimos indicadores comprovados pelo MEC, Enade e Guia do Estudante. Oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento e conta com mais de 14 mil alunos. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo (São Paulo/SP), Universidade de Franca (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo e Faculdade Caraguá – FAC (Caraguatatuba – SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha – RS), Centro Universitário FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul – RS) e Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa – PB), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.ceunsp.edu.br