logo paraiba total
logo paraiba total

Conta Azul lança plataforma inédita na nuvem para gestão colaborativa entre pequenas empresas e contadores

16 de outubro de 2018

A Conta Azul anuncia, nesta quarta-feira (17), o lançamento da Conta Azul Mais, plataforma inédita no Brasil que conectará donos de negócio e contadores em tempo real. A iniciativa é mais um passo da empresa que, há 3 anos, investe fortemente no relacionamento e desenvolvimento do mercado contábil.

Entre aquisição, pesquisa e desenvolvimento, a empresa estima mais de R$ 60 milhões destinados para a nova plataforma que inaugura a era de cloud accounting no Brasil. Além disso, até o momento, foram mais de 30 mil horas utilizadas no desenvolvimento do software, com 50 profissionais do time da Conta Azul e os parceiros contadores mais engajados envolvidos no projeto.

A Conta Azul Mais substitui gradativamente os atuais softwares contábeis e automatiza completamente a rotina de coleta e processamento de dados ao mesmo tempo em que reinventa a forma como profissionais contábeis se relacionam com seus clientes. Na prática, isso significa que quando uma pequena empresa gerar uma nota e conciliar algo no banco, o chamado “lançamento contábil” será realizado de forma automática e, vice-versa, quando o contador calcular o imposto ou a folha, todas as informações já aparecerão para os empreendedores.  O contador, no entanto, continua responsável pela validação das informações ao emitir e assinar os relatórios contábeis.

“As soluções atuais se dividem em três grandes grupos: softwares instalados localmente; estes mesmos softwares instalados em servidores na internet, que requerem implantações e não são desenvolvidos para se integrarem com outras aplicações; e a plataforma colaborativa da Conta Azul, única do gênero do Brasil – cloud-only – que coloca Empresas, Contadores, Governos, Bancos e Fintechs em um grande ecossistema digital”, afirma Vinicius Roveda, co-fundador e CEO da Conta Azul. “A plataforma, além de organizar as empresas do País, permitirá ainda que os profissionais contábeis consigam atuar como consultores estratégicos com seus clientes, estabelecendo uma relação de mais valor para ambos os lados”, complementa.

A inovação trazida pela Conta Azul vai muito além do produto utilizado pelos escritórios contábeis. Para Roveda, é necessário mudar também a forma como o contador é percebido pelas empresas. “O futuro da Contabilidade é agora e o profissional contábil tem que ser altamente atualizado e super conectado. São pessoas que entendem que a tecnologia chegou para ficar e servirá como aliada para manter os contadores competitivos, prestando serviços ainda melhores para seus clientes”, finaliza.

Erico Azevedo, gerente de Produtos na Conta Azul, explica que lançar um produto específico para este mercado era natural e o próximo passo natural na estratégia da empresa. “A criação da camada contábil é fundamental para tornar realidade o que chamamos de visão de plataforma – o contador chancela a informação da pequena empresa e disponibiliza no ecossistema. Com isso, será possível garantir a veracidade, integridade e rastreabilidade das informações. Como o processamento acontece em tempo real, conseguimos evitar ruídos e perda das informações: empresário e contador ganham”, garante.

Até o final do ano, a Conta Azul Mais será disponibilizada apenas para empresas prestadoras de serviços enquadradas no regime do Simples Nacional de clientes dos principais contadores parceiros da Conta Azul. Como a complexidade tributária no Brasil depende de muitas variáveis – como localização, tipo de documento, porte, regime tributário, entre outros – a preocupação da empresa, neste momento, é entregar um produto que tenha a identidade da marca: seja nível mundial e entregue uma experiência UAU para os usuários.

Para isso, durante a fase de desenvolvimento, a plataforma passou por uma fase de testes com alguns contadores parceiros para que pudesse ser testada e melhorada antes do lançamento oficial. Até dezembro, a ideia da Conta Azul é aumentar a quantidade de parceiros que terão acesso à Conta Azul Mais e, na medida que o produto evoluir de forma sustentável, os mais de 5.000 parceiros terão suas contas ativadas gradativamente.

Para os próximos anos, a expectativa da Conta Azul é aumentar o escopo de atuação da plataforma para atender empresas prestadoras de serviços do regime de Lucro Presumido e empresas de comércio do Simples Nacional. 

Azevedo projeta que o caminho para o amadurecimento da Conta Azul Mais será longo, mas tem como foco tornar a plataforma cada vez mais completa. “Estamos comprometidos em entregar uma solução que vai cuidar de todas as regras básicas da contabilidade, mas que também permita que o contador consiga ser mais consultivo e proativo com seus clientes”, completa.

Maiores informações sobre a plataforma Conta Azul Mais, visite ContaAzul.com/Mais