logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae Paraíba realiza Oficina Mindset Empreendedor na UFPB

18 de outubro de 2018


Entender o empreendedorismo como uma característica que pode ser desenvolvida por todos, ou seja, não como um dom ou algo inato a um grupo seleto de pessoas. É a partir dessa compreensão que estudantes vinculados ao Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vão começar a trilhar seus caminhos pelo empreendedorismo por meio da Oficina Mindset Empreendedor, ministrada pelo Sebrae Paraíba na tarde desta terça-feira (16).

A oficina faz parte da programação da III Feira de Inovação e Tecnologia da UFPB, que será realizada nestas quarta (17) e quinta-feira (18), das 8h às 17h, no Centro de Tecnologia da universidade. O Sebrae Paraíba apoia o evento, que já conta com mais de mil inscrições e terá, em sua programação, além de oficinas, palestras, workshops e exposição de trabalhos acadêmicos, estandes de diversas instituições ligadas à tecnologia e inovação, a exemplo do Sebrae, Coteminas, Chesf, Senai, entre outras. A feira, por sua vez, é uma ação ligada à XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema deste ano é “Ciência para a redução das desigualdades”.

O estande do Sebrae terá as ferramentas e soluções de inovação e tecnologia utilizadas pelos clientes, como Sebraetec, Sebraelab e Agentes Locais de Inovação (ali). O analista técnico do Sebrae Paraíba, Elinaldo Macedo, frisa que a feira é um momento ideal de interação entre a academia e o mercado. “Para as empresas, é a oportunidade para conhecer a produção do conhecimento e o quanto ele pode ser beneficiado com esses centros e laboratórios de base tecnológica. Existem muitos serviços que podem ser disponibilizados para apoiar o desenvolvimento da empresa e de seus produtos”, afirmou.

De acordo com a gestora do Sebraelab, Ingridt Millena, que promoveu a Oficina Mindset Empreendedor, os participantes puderam aprender acerca da cultura empreendedora por meio do método Effectuation. Desenvolvido pela professora Saras Sarasvathy durante tese de doutorado, o método foca na ideia de que, a partir da compreensão de três características, qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor: quem você é, o que você sabe e quem são as pessoas que você conhece.

“Uma ideia inovadora não surge do nada. A partir desse método e com as ferramentas que estão ao seu alcance, pode-se desenvolver um modelo de negócio com propósito e capacidade para transformar a realidade das pessoas, ou seja, levar algum benefício para as pessoas por meio do empreendedorismo. A oficina é uma grande oportunidade porque a missão do Sebrae é disseminar a cultura empreendedora. Além disso, o que percebemos nas instituições de ensino como um todo é que as tecnologias e inovações desenvolvidas têm viés muito acadêmico ainda. O que precisamos é trazer essa cultura empreendedora para que os estudantes possam observar quais são as oportunidades que o mercado tem e o que o mercado precisa para que eles tragam as soluções”, destacou Millena.