logo paraiba total
logo paraiba total

Confiança dos empreendedores de Pequenos e Médios negócios registra queda no 4º trimestre de 2018

22 de outubro de 2018


A confiança dos Empresários de pequenos e médios negócios recuo novamente, de acordo com o resultado do Índice de Confiança dos Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN), medido pelo Centro de Estudos em Negócios do Insper com apoio do Santander. No 4º trimestre de 2018, com 67,8 pontos, o índice diminuiu 1,0% em relação ao trimestre anterior.

“O quarto trimestre registrou a segunda queda consecutiva no ano, mas a queda foi significativamente menor àquela registrada no terceiro trimestre. Esse resultado, junto com a heterogeneidade registrada ao analisar a abertura do índice, são compatíveis com um momento de transição, no qual ainda pairam muitas dúvidas sobre o futuro do país” aponta Gino Olivares, professor do Insper e pesquisador responsável pelo IC-PMN.

Para Alexandre Teixeira, superintendente executivo do segmento de Negócios & Empresas do Santander Brasil, o atual ambiente macroeconômico está influenciando na decisão de tomada de crédito do empreendedor, mas a tendência é positiva. “As contratações de linhas que apoiam nas vendas dos negócios estão em seu ritmo normal. Entretanto, os financiamentos para investimento, que são as de longo prazo, estão sendo postergadas. Acreditamos que, quando houver mais clareza do cenário macro, os empreendedores voltarão a acessar esse tipo de crédito.” Nos últimos 12 meses até junho, a carteira de crédito do Santander Brasil no financiamento às pequenas e médias empresas registrou crescimento de 8,5%, quando o montante somou R$ 35,32 bilhões.     

O resultado da avaliação por setores mostra os empresários do setor de Serviços como os mais confiantes (2,7%). Do outro lado, os setores Indústria (-2,6%) e Comércio (-2,3%) apontam para um cenário menos otimista.

Houve registro de queda em todas as regiões, puxadas pelo Centro-Oeste (-2,1%), seguida pelo Nordeste (-1,7%) e pelo Sul (-1,1%).  Norte e Sudeste também recuaram, porém a queda foi menor, com variações de -0,8% e -0,2% respectivamente.

Na análise por quesitos, a variação positiva de 0,3% mostra empresários um pouco mais confiantes em relação à Economia e ao Ramo do negócio. Os outros itens examinados, no entanto, recuaram. Investimento (-1,0%), Faturamento (-1,4%) e Lucro (-1,5%) e Empregados (-2,3%).

Os dados do IC-PMN foram obtidos por meio de entrevistas telefônicas com 1320 pequenos e médios empresários de todo o País, dos setores da indústria, comércio e serviços. A margem de erro do índice é de 3,3% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.